O que é considerado como patrimônio?

O que é considerado como patrimônio?

Um dos termos financeiros mais conhecidos é o patrimônio, mas você sabe o que realmente é considerado patrimônio?

Existem diferentes tipos de patrimônios, e essa palavra pode estar relacionada ao direito, à economia e também à contabilidade, por exemplo.

Para que você possa entender melhor sobre o assunto, trouxemos algumas informações sobre os tipos de patrimônios mais comuns, o que pode ser considerado e como preservar o seu. Confira!

Patrimônio: o que significa?

O patrimônio está relacionado a um conjunto de bens, direitos e obrigações, que possuem determinado valor financeiro, tanto no meio da economia quanto legalmente, podendo ter valor para pessoas físicas ou para empresas.

O patrimônio é tudo aquilo que você possui ou o que você deve e é composto pela parte ativa e passiva. A parte ativa está relacionada ao que uma entidade ou pessoa possui em valores, sejam bens ou direitos. Já a parte passiva são as obrigações.

Diferente do que muitas pessoas imaginam, não é possível ter mais de um patrimônio, ou seja, se você possui uma casa e um automóvel, você não tem dois patrimônios, mas sim dois bens.

Tipos existentes de patrimônios

Um patrimônio pode ser categorizado de maneira diferente, como por exemplo, o patrimônio bruto, que é um ativo, levando em consideração apenas as partes de bens e direitos, e não as obrigações.

O patrimônio líquido é um valor real, considerando não só a parte passiva como a parte ativa também. Nesse cálculo, é feita uma subtração, diminuindo os passivos dos ativos.

Como proteger seu patrimônio

Tenha um bom planejamento futuro

Quando você possui um patrimônio, existem algumas dicas que podem te ajudar a protegê-lo, como planejar o seu futuro, sem pensar apenas no presente. Saiba que todas as escolhas que envolvem o seu patrimônio podem impactá-lo, e por isso, analise bem os investimentos feitos, a rentabilidade, as aplicações e os efeitos que terão.

Esteja ciente dos riscos

Quando você está empenhado em proteger o seu patrimônio, saiba que você irá correr alguns riscos, principalmente quando quiser aumentá-lo. Justamente por isso é importante investir em boas oportunidades, buscando opções que tenham uma rentabilidade maior de acordo com o seu perfil.

Faça investimentos

O seu patrimônio tem a capacidade de aumentar conforme os investimentos que você fizer, e por isso, se atente à renda passiva, pensando se esses investimentos estão alinhados com os objetivos traçados. O ideal é sempre ter uma carteira mais diversificada.

Tenha um bom controle financeiro

Por fim, mas não menos importante, para que você possa proteger e então aumentar o seu patrimônio é necessário ter um bom controle financeiro sobre todas as despesas e custos variáveis e fixos. Você pode separar os seus gastos por categorias, para saber principalmente para onde o seu dinheiro é direcionado. 

Procurando um Gerenciador Financeiro Pessoal? Clique aqui e conheça agora!