Como organizar o salário do mês?

Como organizar o salário do mês?

O controle do orçamento é fundamental para uma vida sem preocupações, mas organizar o salário do mês é uma tarefa quase impossível para uma grande parte da população. Assim, muitos acabam acumulando dívidas e deixando os sonhos de lado.

Com um bom planejamento financeiro, é possível otimizar o salário e garantir o pagamento das contas mensais sem que o dinheiro acabe. Para isso, entretanto, você deve monitorar o destino dos rendimentos, cortando gastos supérfluos e evitando compras desnecessárias, o que exige bastante autocontrole.

Você tem dificuldades para manter o salário sob controle? Neste artigo, reunimos algumas dicas valiosas para ajudar na organização das finanças pessoais, independentemente da sua remuneração. Acompanhe a leitura e confira.

Dicas para melhorar a gestão das finanças

Muitas pessoas adotam um estilo de vida que não cabe no bolso e, por isso, têm dificuldade em guardar uma parte dos rendimentos ao fim do mês. Assim, o primeiro passo é garantir que seus gastos mensais não ultrapassem o salário líquido, pois é este o valor disponível para suas despesas.

A forma mais eficaz de manter esse controle é por meio da identificação de todos os seus gastos mensais. Deste modo, fica mais fácil criar estratégias para reter o salário, seja pelo corte de despesas inúteis ou pela redução na frequência de algumas compras.

Para chegar a este resultado, algumas medidas podem ajudar.

Monte uma planilha dos seus gastos mensais

Independentemente do valor, todos os gastos mensais devem ser monitorados para entender como eles influenciam no orçamento. Para isso, monte uma planilha e registre todas as despesas em tempo real para não deixar que alguma conta saia do seu controle.

Além disso, segmentar as despesas é uma boa estratégia para um controle mais eficiente, especialmente porque gastos recorrentes podem ser esquecidos, como a recarga do celular. Neste sentido, separe as saídas em:

  • gastos fixos: compreendem todo gasto que não apresenta grandes variações mês a mês, como o aluguel e parcelas de financiamento de imóveis;
  • gastos variáveis: neste caso, são os gastos que oscilam conforme a frequência de consumo, como o abastecimento de combustível, compras em supermercado e atividades de lazer;
  • gastos eventuais: referem-se a despesas eventuais e inesperadas, como consultas médicas ou manutenção do automóvel.

Estabeleça um percentual do salário para cada tipo de gasto

Após a segmentação dos gastos mensais, já é possível determinar seu orçamento para cada categoria de despesa. Um dos métodos mais comuns e eficientes compreende a definição de uma porcentagem para cada modalidade de gasto, que deve seguir o estilo de vida de cada pessoa.

Com efeito, uma pessoa que vive em casa própria pode reservar um percentual menor para gastos fixos do que alguém que paga aluguel. Em relação aos gastos variáveis, você pode regular seu consumo de acordo com o valor destinado a essa modalidade, seja reduzindo em quantidade ou frequência a fonte das despesas. Além disso, não se esqueça de estabelecer um valor mínimo para suas reservas econômicas e investimentos.

Evite compras à prazo no crédito

O cartão de crédito é um dos principais inimigos da saúde financeira, pois o comprometimento dos salários futuros pode acarretar em dívidas cada vez maiores. Por isso, priorize o pagamento à vista e recorra ao parcelamento das compras somente situações de urgência.

Além disso, nos casos de parcelamento, fique de olho no valor das parcelas do cartão de crédito. Em geral, o serviço prevê altas taxas de juros para faturas com pagamento atrasado, sendo necessário quitar a dívida em dia.

Estabeleça objetivos realistas

Todos nós temos sonhos que deixamos de lado por considerá-los inalcançáveis, mas um planejamento financeiro eficaz pode nos aproximar desses objetivos. Estabelecer metas realistas é uma boa estratégia para evitar compras por impulsos e se manter no limite orçamentário.

Seja uma viagem de férias ou o financiamento da casa própria, seus objetivos devem servir como motivação para seu controle financeiro. Com isso, você diminui os gastos supérfluos e consegue guardar uma parte do salário ao final do mês.

Meu Dinheiro: como organizar o salário do mês com praticidade

Com o Meu Dinheiro Web, o controle das suas finanças pessoais é muito mais prático e eficiente. Disponível para Android e iOS, nosso sistema oferece todos os recursos que você precisa para organizar seu salário do mês, com classificação de gastos por categoria, acompanhamento de contas e trilha de auditoria, além de ser o único com suporte a moedas estrangeiras.

Quer conhecer as soluções que nosso sistema tem para você? Acesse nossa página de planos e confira os recursos disponíveis em cada modalidade.

Procurando um Gerenciador Financeiro PessoalClique aqui e conheça agora!