Sistema de gestão: saiba a importância para MEI e micro empresas
Micro empresas (ME) e Microempreendedores Individuais (MEI) precisam de gestão administrativa e financeira da mesma forma que os grandes investimentos. Infelizmente, muitos destes pequenos negócios acabam fechando as portas justamente por falta de qualidade em seu gerenciamento. Por isso, neste texto, vamos falar da importância de um sistema de gestão para MEI e ME.
Se você é um destes microempreendedores, acompanhe nosso conteúdo até o fim para saber mais!
Gestão financeira com precisão e qualidade
Um dos maiores desafios que os Microempreendedores Individuais e microempresas têm em seu dia a dia é o controle do dinheiro que entra e do dinheiro que sai da conta. Muitos destes negócios, inclusive, misturam o que é patrimônio da empresa com o patrimônio pessoal do empreendedor, gerando todo tipo de contratempo.
Um sistema de gestão construído especialmente para negócios de micro e pequeno porte está adaptado às suas características, e permite uma gestão financeira ágil e simplificada. Controle entradas e saídas, datas de pagamento de contas, gerenciamento da remuneração de funcionários, contas a receber, indicadores de faturamento, lucro e despesas, entre outros.
PDV e integração com a sua maquininha de cartão
Esse recurso é fundamental para os microempreendimentos que vendem produtos. Eles precisam de um PDV que seja ágil e permita atender aos clientes com facilidade. Muitos MEI e micro empresas são varejistas, por isso, este recurso é fundamental para registrar cada venda realizada.
Fica melhor ainda quando você integra o sistema de gestão à sua maquininha de cartões, para registrar todas as operações automaticamente. O seu atendimento fica mais ágil e os riscos de falha humana são diminuídos consideravelmente.
Atendimento às obrigações fiscais
É muito importante que os micro empreendimentos também estejam em plena regulamentação com a lei. Por isso, um sistema de gestão feito para estes negócios os ajuda a prestar contas corretamente ao Fisco.
Assim, o MEI ou a microempresa podem emitir suas notas fiscais com muito mais precisão, pagar seus impostos adequadamente e não ter qualquer tipo de problema com a Justiça ou com a Receita.
Registro de clientes
É muito importante que os MEI e as micro empresas tenham um registro detalhado de quem são os seus clientes. Isso facilita a emissão de documentos fiscais, além de tornar a relação do seu negócio com o seu cliente muito mais proveitosa.
Um sistema de gestão feito para essas empresas também permite o cadastro completo de clientes, assim, a sua empresa pode entrar em contato, realizar entregas, emitir cupons ou conhecer melhor seus clientes com informações precisas e detalhadas.
Relatórios de desempenho
MEI e ME também precisam de planejamento estratégico. Entretanto, é impossível fazer planejamento estratégico sem as informações atualizadas do desempenho da empresa. Dados como volume de vendas, faturamento, dívidas, custos e despesas operacionais, aumento ou redução das vendas, desempenho de funcionários e outros indicadores podem ser muito importantes.
Por isso, o sistema de gestão da sua ME ou do MEI deve fornecer estatísticas e dados detalhados sobre toda a operação da empresa. Assim, os pequenos empreendedores tomam decisões de negócio mais conscientes.
Acesse o nosso site ou leia outros de nossos artigos!
Procurando um Gerenciador Financeiro Empresarial? Clique aqui e conheça agora!