Saiba como emitir cartão CNPJ

Saiba como emitir cartão CNPJ

Talvez você esteja dando os primeiros passos na organização da sua empresa, conhecendo alguns termos. Um exemplo é a emissão do cartão CNPJ, ação que faz parte da rotina de muitos empreendedores, mas que pode ser um tanto nova para você.

Não tem problema, porque vamos explicar sobre o que é o cartão CNPJ e como ele é importante. Além de mostrar, claro, como você faz a emissão dele, tudo muito simples e rápido, como deve ser na rotina empresarial.

Boa leitura!

O que é o CNPJ?

Talvez você já tenha ouvido alguém dizendo a sigla CGC ao se referir ao CNPJ. Isso acontece porque antes era chamado de “Cadastro Geral de Contribuinte”. Hoje é classificado como “Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica”, ou seja, um documento de identificação das empresas.

Quando damos os primeiros passos para criar uma empresa de maneira regular, seja para autônomos, como o MEI ou para grandes organizações, precisamos dar entrada no CNPJ. Ele é o comprovante da situação cadastral da sua empresa.

Situações em que o cartão CNPJ é importante

Bem como documentos pessoais são solicitados em diversas situações, o mesmo ocorre com o cartão CNPJ. A exemplo de pedidos de empréstimos, abertura de contas bancárias, fechamento de contratos, emissão de NF, entre outros. Você faz a emissão sempre que precisar no site da Receita Federal, de forma simples e rápida.

Como emitir cartão CNPJ

Você vai acessar o site da Receita Federal e clicar em “Emissão de Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral”. Na página a seguir, vai encontrar um campo vazio, onde deve digitar os números do CNPJ que deseja pesquisar – não precisa colocar pontos, apenas os numerais.

Ao lado direito vai encontrar a opção de marcação em “sou humano”, que é um recurso para evitar problemas com sistemas invasores. Depois disso deve clicar em “consultar”, logo abaixo, e pronto! A página seguinte será completa sobre os dados da empesa em forma de cartão CNPJ.

O que quer dizer CNPJ ativo?

Se a informação “ativo” consta no seu CNPJ isso é uma ótima notícia. Esse dado mostra que a empresa está em regularidade com a Receita Federal. Essa é a situação esperada. Ao realizar transações financeiras ou contratos com empresas, é preciso verificar a situação dela antes.

Fique de olho na atualização das informações do CNPJ

O CNPJ possui dados muito importantes da sua empresa, como nome, endereço, data da abertura, e-mail, telefone, situação cadastral etc. Uma dica fundamental é ficar sempre atento à necessidade de atualizar esse tipo de dado, por exemplo, caso haja mudança de endereço.

Outro ponto interessante é verificar alterações em telefone ou e-mail, porque outra empresa ou pessoa física pode tentar usar para contato. São cuidados que mantêm a sua empresa regularizada, organizada e garante que problemas de comunicação não vão acontecer.

A emissão do cartão de CNPJ é muito prática, a Receita Federal dispõe o recurso para que todas as entidades consigam resolver questões do dia a dia rapidamente. Aproveite para retirar o da sua empresa ou para pesquisar a situação cadastral e dados de outras.

Leia outros artigos em nosso blog para aprender mais sobre esse e outros assuntos.

Procurando um Gerenciador Financeiro EmpresarialClique aqui e conheça agora!