Saiba como eliminar todas as suas dívidas
As dívidas são um dos grandes problemas que atormentam boa parte dos brasileiros. Se livrar delas é a melhor opção para ter uma boa saúde financeira e viver sem essa preocupação tão penosa e difícil de lidar.
O problema é que há uma grande parcela de pessoas que tem muita dificuldade em se organizar para conseguir eliminar todas as suas dívidas e isso ocorre porque falta educação financeira. Se esse é seu problema, acompanhe nosso artigo até o final e aprenda algumas dicas importantes que farão você pôr um fim em todas as suas dívidas.
1. Organize seu orçamento
O primeiro passo, e talvez o mais importante, é colocar seu orçamento em dia, saber exatamente o que você recebe por mês e para onde esse dinheiro está indo.
Utilizando umsistema de controle financeiro, organize todos os seus gastos e os compare com seus rendimentos. Talvez você perceba que está gastando além do que deveria e a partir daí pode se policiar para mudar essa situação.
Anote com que tipo de produto ou serviço você está gastando mais e avalie as necessidades desses gastos para, se necessário, trabalhar uma reeducação financeira.
2. Crie metas de economia
Colocar suas contas em dia e se livrar de todas as suas dívidas é uma solução que exige de você muito mais economia e para que ela aconteça é importante que você defina suas próprias metas.
Muita sobrar dinheiro para juntar algumas economias, mas o fato é que isso muitas vezes não acontece. Nesse caso, você mesmo deve estipular valores que deseja economizar por mês e fazer disso uma regra que, a menos que seja muito necessário, não deve ser quebrada.
Quando menos perceber, você terá um bom valor que será muito útil para o pagamento das suas dívidas e fará todo o esforço ter valido a pena.
3. Evite gastos desnecessários
Também tem muita a ver com economia e com ter dinheiro suficiente para quitar as dívidas, ser criterioso com relação aos gastos. Muitos de nós temos a mania de querer adquirir o que não necessariamente é importante e é por esse caminho que vemos boa parte do nosso dinheiro dar adeus.
Se você realmente deseja colocar um fim nas suas dívidas, corte todos os gastos desnecessários, aquilo que se você não adquirir, não irá fazer falta, desde peças de vestuário, compras para o lar e até alimentos que sejam dispensáveis.
Não se esqueça de considerar os gastos com contas de água, luz, telefone, etc. Despesas deste tipo podem ser muito menores se todos os moradores da casa estiverem focados em economizar.
4. Considere ter uma renda extra
Um dinheiro a mais no seu orçamento é sempre uma ótima solução para tirar você das dívidas. Pense em algo com o qual você se identifique e considere fazer disso uma forma de ter uma renda extra.
Normalmente as pessoas que desejam ganhar um dinheiro a mais, preferem o caminho das vendas, que costuma ser um dos mais promissores. Procure identificar aquilo que mais combina com suas habilidades e invista nisso.
5. Negocie com seus credores
Após organizar seu orçamento e conseguir ter mais dinheiro disponível para pagar suas dívidas, procure seus credores para uma negociação que seja vantajosa para ambas as partes.
Ter um montante disponível para pagar suas dívidas pode garantir bons descontos ou facilidades no pagamento.
Dê prioridade às dívidas com maiores juros, que são aquelas que quanto mais você demora para quitar, mais dinheiro irá perder.
Gostou do artigo? Então acesse nosso site e tenha acesso a mais conteúdo sobre educação financeira.
Procurando um Gerenciador Financeiro Pessoal? Clique aqui e conheça agora!