qual o período mais indicado para a quitação de dívidas?

qual o período mais indicado para a quitação de dívidas?

Estar negativado é um grande problema tanto para pessoas quanto para empresas. Em busca de melhores condições, muitas pessoas acabam procrastinando o pagamento das dívidas por meses ou anos. Mas afinal, existe um período mais indicado para a quitação de dívidas ou a negociação pode ser feita a qualquer momento?

Antes de negociar com os credores, é preciso saber se sua finança está apta para arcar com mais essa despesa, pois o desejo de ter o nome limpo pode fazer com que você entre e uma verdadeira bola de neve se não houver um controle financeiro adequado.

Para te ajudar a identificar qual a melhor hora de fechar o acordo e deixar de uma vez por todas a lista dos órgãos de proteção ao crédito, separamos algumas dicas que irão auxiliar na decisão.

O melhor período para negociação dívidas

A melhor hora para negociar suas dívidas é quando você tiver certeza que o seu momento financeiro permitirá a quitação do débito. Além disso, seu controle e gerenciamento das finanças precisa levar em conta o seu gasto fixo mensal e você nunca deve comprometer toda a sua renda a fim de sair da inadimplência.

Caso escolha parcelar, o ideal é fazer um plano das despesas a longo prazo, incluindo o valor da prestação. No entanto, é sempre bom reservar uma quantia por mês e tentar quitar a dívida à vista em outra oportunidade, evitando que imprevistos atrapalhem o cumprimento do pagamento das parcelas de um acordo.

Para ter certeza sobre o melhor período para a quitação de dívidas, você precisa fazer a seguinte análise:

  • Conseguirei honrar meu compromisso sem comprometer os gastos com minhas necessidades básicas de sobrevivência?
  • A instituição me apresentou as melhores condições para a quitação das dívidas?
  • Qual a melhor data de vencimento?
  • Após o acordo, terei dinheiro sobrando para imprevistos que possam surgir?

Elaborando um bom plano a partir dessas perguntas, você vai conseguir identificar se este é mesmo o melhor período para a quitação das suas dívidas. Além disso, é muito importante saber agarrar boas oportunidades, pois algumas empresas costumam promover eventos para a negociação com negativados.

Atenção aos feirões de negociação de dívidas

Órgãos de proteção ao crédito como SPC e SERASA, por exemplo, realizam eventos para promover o contato entre clientes e empresas que têm interesse em negociar dívidas. Essas feiras acontecem periodicamente e vale muito a pena reservar uma quantia pensando na data do evento.

Empresas privadas também podem promover esse tipo de evento, então é bom se informar se sua instituição adota esse tipo de solução e em que período do ano o evento acontece. Assim fica mais fácil se programar.

Como usar o controle financeiro para eliminar as dívidas

Atualmente, existem alguns sites que possibilitam a melhor organização e controle financeiro. As opções vão desde planilhas até sistemas online completos. Essas plataformas de controle financeiro online são extremamente úteis e podem ajudar a cortar gastos desnecessários, tornando possível a aplicação de parte da renda para a eliminação das dívidas sem comprometer todo o orçamento.

Conclusão

Estando ou não em seu melhor período para a quitação de suas dívidas, é indispensável que você demonstre pleno interesse em negociar com os credores. Dessa forma, a instituição entrará em contato sempre que tiver uma nova proposta para oferecer.

Mesmo que a oferta seja vantajosa, você precisa fazer uma avaliação cautelosa das suas finanças.