Hábitos financeiros que você precisa abandonar hoje mesmo

Hábitos financeiros que você precisa abandonar hoje mesmo

Investir na Educação Financeira é fundamental para melhorar a nossa relação com o dinheiro. Afinal, fugir das dívidas e estar preparado (a) para encarar eventuais imprevistos no futuro é uma grande preocupação de muitas pessoas. No entanto, alguns hábitos financeiros podem atrapalhar o seu desenvolvimento.

Na vida, demonstramos uma combinação de vários objetivos e metas que envolvem certos recursos financeiros para que sejam alcançados com sucesso. Seja para comprar a casa dos sonhos ou o carro desejado, manter péssimos hábitos financeiros vai te levar cada vez mais longe dos seus objetivos.

Caso você tenha dificuldade em sair da zona de conforto e eliminar esses péssimos costumes, não se desespere. Antes de tudo, é preciso entender que essa mudança não acontece da noite para o dia e, sim, é um processo detalhado que exige muita dedicação e disciplina.

Continue com a gente para identificar quais são os hábitos financeiros que você precisa dizer adeus já para começar a ter um maior controle do seu orçamento.

Fazer compras por satisfação emocional

Um dos hábitos mais comuns entre as pessoas é o ato de encarar o processo de compras como uma terapia. Suprir certas ausências emocionais com compras excessivas, seja por estar em um dia ruim ou outro motivo, pode ser sinônimo de consequências gigantescas e ruins.

Essa atitude impulsiva é um péssimo hábito para quem quer economizar. Isso porque o fato de utilizar justificativas para compras exageradas deixa a sua percepção sobre a ação deslocada do seu objetivo principal.

Por que, ao invés de gastar demais em uma liquidação que não te trará nenhum benefício, além da falsa sensação de felicidade, você não guarda esse dinheiro para investir no seu futuro?

Pode parecer uma tarefa difícil, mas procure trabalhar essa ideia na sua mente. Aos poucos, você vai se libertando desse péssimo hábito.

Uso descontrolado do cartão de crédito

O cartão de crédito é um dos maiores vilões da saúde financeira. Apesar dos seus diversos benefícios como compras de emergência, parcelamentos e pontos em viagens, para aqueles que não possuem controle dos impulsos de compras, é um prato cheio para a criação de dívidas inimagináveis.

Caso a pessoa não realize o pagamento na data determinada, a taxa de juros cobrada pelo parcelamento de compras é o que transforma a dívida em uma enorme bola de neve. Todas as vantagens fornecidas pelas agências são apenas um atrativo para que você gaste mais e perca o controle.

Esse hábito está diretamente ligado ao das compras impulsivas e por satisfação emocional. Portanto, para ter um cartão de crédito, é preciso ser extremamente responsável no uso. Assim, os benefícios conseguem agir ao seu favor, a partir de compras inteligentes e planejadas.

Ignorar o planejamento financeiro

O planejamento é um fator obrigatório para ter controle da sua vida financeira. Se você não possui esse hábito, provavelmente também não deve ter uma noção da sua renda e dos gastos durante o mês.

Sem essa gestão, é mais propício perder o controle do seu financeiro, já que não existe uma administração de todas as suas despesas. Manter uma forma de controle, seja por planilhas, aplicativos financeiros ou até mesmo um caderno de anotações é essencial para detalhar toda a sua vida financeira.

Então, entendeu quais os principais hábitos financeiros que você deve eliminar de vez da sua vida? Acesse o site para conhecer nossos serviços e acompanhe o blog para ficar por dentro das novidades!

Procurando um Gerenciador Financeiro Pessoal? Clique aqui e conheça agora!