Dicas para economizar e iniciar uma nova faculdade

Dicas para economizar e iniciar uma nova faculdade

Cursar uma faculdade faz parte do desejo de muitas pessoas e há quem dedique muito de si para garantir seu diploma universitário em favor da realização profissional.

Nesse cenário, algumas pessoas enfrentam dificuldades para conseguir arcar com os custos de um curso, principalmente aqueles que geralmente são mais caros, como medicina, por exemplo.

Mesmo quem consegue ingressar em uma faculdade pública, pode passar sufoco na hora de ter que custear materiais e equipamentos de estudo, livros, transporte, alimentação ou outras necessidades comuns a um estudante universitário.

Por esse motivo, preparamos algumas dicas de como economizar e iniciar uma nova faculdade ou até mesmo a primeira formação. Confira e esteja preparado!

Faça uma análise do seu orçamento

Antes de qualquer coisa você precisa ter certeza das condições do seu orçamento e isso significa saber exatamente quais são suas saídas e entradas, quanto você geralmente gasta no mês e exatamente o valor da sua renda.

Tendo esse controle você saberá o quanto de dinheiro poderá disponibilizar com os custos da sua faculdade, quanto é preciso economizar e a melhor forma de fazer isso acontecer.

Inclua em sua análise todos os gastos fixos mensais e o que mais houver além disso. Considere também todos os seus rendimentos e se você possui um trabalho do tipo autônomo ou freelance, como na maioria dos casos não há uma renda fixa, considere a média do que você costuma obter para que possa contar com um valor específico em sua análise.

Corte os gastos desnecessários

Parece óbvio, mas um dos primeiros passos rumo a economia é deixar de gastar com o que é desnecessário e algumas pessoas têm dificuldade nesse sentido ou porque não estão acostumadas em poupar dinheiro ou não entendem como desnecessárias certas coisas são.

Quem realmente precisa economizar deve saber que a partir desse momento as coisas não podem ser como anteriormente. É necessário ir a fundo, entendendo que a maioria das coisas que costumamos consumir pode ser deixada de lado por um certo tempo.

Faça uma análise para entender o que você tem o hábito de comprar, mas que é superficial e pode muito bem ser deixado de lado nesse período.

Vire fã dos precinhos

Outra forma bem simples de economizar é fazer substituições a respeito daquilo que é essencial, mas que pode ser adquirido por um preço menor do que o habitual.

Por exemplo, se você tem o costume de comprar roupas de marcas mais sofisticadas e caras, experimente mudar e quando realmente precisar incrementar seu guarda-roupas, escolha peças mais baratas, sem esquecer que nem sempre preços baixos significam má qualidade.

Economize nos livros e materiais de estudo

Como já comentamos, a mensalidade não é o único gasto que um estudante pode esperar da faculdade e entre outras coisas onde é preciso investir um bom dinheiro, está também o material de estudo e equipamentos.

Saiba que ainda nesse caso, é possível economizar, mesmo com a realização de cursos mais caros e que exijam uma diversidade maior de livros e materiais para estudo. Veja algumas dicas de como gastar menos com os materiais, livros e equipamentos que terá que usar:

- Compre livros usados em sebos.

- Pesquise por equipamentos de segunda mão em boas condições de uso.

- Baixe PDFs e e-books disponíveis gratuitamente na internet ou por um valor mais acessível.

- Use a biblioteca da faculdade para ter acesso ao acervo de livros disponíveis ali.

- Procure materiais e equipamentos em sites de desapego.

- Procure por cupons de desconto para comprar pela internet.

- Fique atento às promoções, que sempre aparecem, principalmente para compras online.

Aproveite os descontos para estudantes

A condição de estudando oferece a possibilidade de obter descontos em muitos produtos e serviços e uma vez tento ingressado na universidade, é muito válido fazer uso desse direito e ter descontos em tudo aquilo que for possível.

Seja no transporte, em compras ou no entretenimento, sempre verifique se há opção de metade do pagamento ou descontos para estudantes e tenha uma boa economia no final do mês.

Adotando essas medidas básicas, certamente você terá muito mais facilidade para garantir a realização da faculdade sem ter que ficar com a corda no pescoço ou até, na pior das hipóteses, ter que abandonar seu curso.

Agora que você já sabe o que precisa fazer para economizar e cursar sua faculdade, leia outros artigos do nosso blog sobre controle financeiro e mantenha sua saúde financeira sempre em dia. Para mais informações e serviços, acesse nosso site.

Procurando um controle financeiro pessoal? Clique aqui e conheça agora!