Você sabe qual é o destino do seu dinheiro?

Você sabe qual é o destino do seu dinheiro?

O dinheiro que recebemos no final do mês é o resultado de muito trabalho, por isso valorizamos cada centavo dele. No entanto, ainda que valorize, pode ser que você tenha a sensação de não saber ao certo para onde vai todo o dinheiro que recebe.

São muitas contas a pagar e pouco tempo depois do pagamento do salário não sobra muito dinheiro para outras atividades. Mais difícil ainda é pensar em poupar e investir. Isso é muito comum hoje, infelizmente, pois normalmente não crescemos com muita informação sobre educação financeira.

A importância de saber o destino do seu dinheiro

Independente do quanto seja recebido todo mês, é necessário saber para onde vai cada centavo. Isso possibilita o direcionamento correto para aquilo que seja não apenas ligado aos gastos com o essencial à vida, como também uso para desejos e sonhos pessoais.

O que é planejamento financeiro?

O planejamento financeiro tem como base a organização, não apenas sobre o que será pago todo mês, como alimentação, moradia, entre outros; mas de metas a curto e longo prazo. Por exemplo, separar quantias todo mês se deseja fazer uma viagem nas férias ou juntar dinheiro para dar entrada em um imóvel.

Como se planejar melhor

A melhor maneira de entender para onde vai o dinheiro é fazer uma lista de tudo que você gasta durante o mês. Cada despesa, dividindo entre gastos fixos e variados. Você pode fazer isso em um caderno, uma planilha no seu computador, assim pode adequar as suas metas de acordo com seus gastos fixos.

Caso queira diminuir as suas despesas, saiba que deve fazer alterações apenas em gastos variados. Isso porque é uma forma de atingir os resultados desejados sem prejudicar o orçamento e cortar itens necessários.

A tecnologia ao seu favor

Falamos sobre anotar as suas despesas em um caderno, pois bem, aqui reforçamos que embora seja útil, é muito mais confiável utilizar a tecnologia para isso. As planilhas no computador permitem a garantia de que suas informações não sejam perdidas facilmente, principalmente quando optamos pela hospedagem online desse conteúdo.

Outra opção que está em alta é o uso de aplicativos de controle financeiro pessoal. São sempre cheios de praticidade e buscam facilitar a nossa vida nos mínimos detalhes. Para o segmento das finanças há opções para controle financeiro, com recursos que possibilitam armazenar informações, criar metas e garantir o uso mais adequado do seu dinheiro.

Nunca é tarde para aprender

Não importa a sua idade, quanto ganha e quais são os seus desejos, o planejamento financeiro é sempre a melhor maneira de garantir o bom uso dos seus recursos. Afinal, o dinheiro não vem de uma maneira fácil e cabe a nós o bom uso dele hoje e também em projetos futuros.

Viu como é possível saber o exato destino do seu dinheiro? Fique atento e não deixe de aplicar essas valiosas dicas na hora de fazer o planejamento do mês. Assim, invista nos recursos que podem auxiliar na realização de suas metas e sonhos.

Gostou do artigo? Veja outros como este em nosso blog!

Procurando um gerenciador financeiro pessoal? Clique aqui e conheça agora!