Venda de imóvel: Existe um momento ideal?

Venda de imóvel: Existe um momento ideal?

Desde 2014 e com algum impacto nos dias atuais, o Brasil viveu uma forte retração no setor imobiliário. Isto criou um cenário ainda mais desfavorável para quem, em algum momento, pensou em vender um imóvel. Em geral, existem muitas dúvidas em relação a este tema no mercado imobiliário: há um momento ideal para colocar o próprio imóvel à venda?

Este é um tema que exige bastante sensibilidade. Afinal, uma decisão precipitada pode fazer com que o seu retorno seja muito menor do que poderia. Há, sim, condições que tornam a venda de um imóvel mais propícia. Porém, a resposta obviamente não é tão simples assim, e depende de muitas variáveis.

Fator econômico

Obviamente, as condições de mercado têm um peso considerável na venda de um imóvel. Afinal, se a economia está aquecida e a taxa de desemprego apresenta queda, há perspectivas de melhores vendas.

Porém, essa conta nem sempre fecha, o que justifica a necessidade de entender outras oportunidades.

Entendendo a valorização

De uma forma didática, o melhor momento para se vender um imóvel é quando ele apresenta uma valorização considerável.

Isto pode acontecer de várias maneiras: seja pela construção de universidades, shoppings e centros comerciais nos arredores, ou mesmo pela perspectiva de urbanização da referida região. Você precisa estar atento a todos esses fatores que, de repente, podem elevar a estimativa do seu imóvel.

Alinhamento

Mas também é preciso que as características do seu imóvel estejam alinhadas a esse “fato novo”. Um exemplo: se você tem uma casa com três quartos e uma escola inaugurará uma unidade nesta região, é prudente que você segure a venda.

Isto porque a tendência é que um número maior de famílias se interesse em mudar para esse local. E como seu espaço atende exatamente às necessidades delas, você tem a faca e o queijo na mão para conseguir uma ótima venda. A premissa também vale para o outro lado: se nestas mesmas condições o seu imóvel tiver apenas um quarto, o ideal é vendê-lo antes que desvalorize.

Oportunidade de negócio

As suas intenções com a venda também pesam na melhor hora para vender um imóvel.

Se você pretende usar o dinheiro da venda para adquirir um novo imóvel, você deve ter certeza de que a nova aplicação realmente possui um grande potencial.

Ou seja, se a valorização do seu imóvel coincidir com uma grande oportunidade de negócio, este é o momento ideal para a venda.

Preparando o terreno

Sem dúvida, fatores pessoais pesam bastante na decisão de vender um imóvel. A família aumentou ou diminuiu, você mudou de emprego, seu patamar financeiro mudou… o mais importante é entender que, se você está decidido a vender, é preciso preparar o terreno.

Isto significa que, antes de colocar a casa à venda, convém que você faça pequenas reformas para deixar o imóvel mais atrativo: fazer uma pintura, melhorar a condição da fiação elétrica, entre outras possibilidades. Pequenas melhorias que criarão o sonhado momento ideal para a venda.

Gostou das dicas? Clique aqui e confira outros artigos sobre educação financeira no nosso blog!