Veja como descobrir seu potencial de mercado!

Veja como descobrir seu potencial de mercado!

Os fatos são preocupantes: segundo a última pesquisa do Sebrae sobre o tema, a maioria das pequenas empresas fecha as portas dentro de cinco anos do início das atividades. Embora existam muitas razões que ocasionem tais índices, é possível que o colapso inicial seja em razão do não conhecimento sobre o que é potencial de mercado.

Isso acontece, já que o potencial de mercado é uma ferramenta responsável por dar direção para as empresas e ajudá-las a voltar seu foco de atividade no rumo da excelência e de bons resultados. Além disso, o potencial também permite uma nova visão sobre as perspectivas dos consumidores da marca — criando novas oportunidades de atuação.

Pensando nisso, preparamos um artigo com os principais pontos sobre o potencial de mercado — para que você descubra o seu. E venha otimizar suas habilidades de gestão. Acompanhe!

Afinal, o que é potencial de mercado?

O potencial de mercado é o número esperado de vendas em um período de operação – as perspectivas costumam ser calculadas de forma mensal e anual. O mesmo vale para uma indústria, um comércio varejista, e-commerce e basicamente qualquer modalidade de venda de produtos/serviços.

Ressaltamos que o método também é utilizado para auxiliar em diversas estratégias, tais como métricas de marketing, gestão comercial ou até planejamento de expansão. O ponto principal é o foco em alavancagem de negócios.

Esse conjunto de informações pode ser um diferencial completo para alcançar uma posição privilegiada dos produtos/serviços e da própria marca que você criou. Mas, qual seria a forma correta de descobrir seu potencial de mercado? Se ficou interessado, continue a leitura: O próximo tópico apresentará algumas dicas para explorar ao máximo as oportunidades desta ferramenta.

Identificando o potencial de um negócio

Antes de tudo, é preciso ter em mente que qualquer lógica para definir o potencial de mercado deve considerar 4 princípios. Veja:

  • As características do produto/serviço que será comercializado (inclusive as inovações e o consumidor ideal);

  • O volume de operações concluídas – em termos de dinheiro e unidades negociadas;

  • Determinação do período de tempo para a análise;

  • O mercado específico de atuação, com dados geográficos da região, perfil geral do público e outros critérios pertinentes.

Com base nestes indicadores, o negócio está apto para definir uma abordagem eficiente e, consequentemente, otimizar os resultados.

Otimização do potencial de mercado

Não é novidade que o mundo atual é repleto de tecnologia. Saiba que isso mudou completamente a forma com que as empresas gerenciam seus negócios e executam as atividades diárias. A automação de processo, análise de dados e computação na nuvem, por exemplo, simplificaram as metodologias para gestão de um negócio. Vale a pena explorar esse diferencial e agregar valor para a análise do seu potencial de mercado.

Por fim, é imprescindível que os administradores adotem práticas para adequar a educação financeira, tanto da empresa quanto pessoal. Esse é o pilar para progredir em qualquer área da vida e garantir que os seus empreendimentos sejam duradouros.