Vantagens de utilizar sistema de controle de investimentos

Vantagens de utilizar sistema de controle de investimentos

Poupar e investir as reservas financeiras são atividades que toda pessoa e empresa deveria fazer, pois isso protege o seu capital da perda do poder de compra, ao longo do tempo, causado pela inflação. Além disso, ter investimentos proporciona o benefício de poder aproveitar oportunidades de negócio que venham a surgir de forma inesperada, de modo que você tenha o capital que cubra a necessidade do desembolso financeiro.

No entanto, a atividade de investimentos exige do investidor disciplina e organização para avaliar a evolução de seus rendimentos e saber aproveitar as melhores oportunidades.

Assim, adotar o uso de um bom sistema de controle de investimentos pode trazer muitas vantagens, pois automatiza boa parte do controle e da gestão, bem como  mantém registrado as movimentações ao longo do tempo.

Para que você entenda e perceba as principais vantagens, preparamos este artigo em que demonstraremos como um sistema de controle de investimentos pode te ajudar a ter melhores resultados nessa atividade.

Gestão das reservas para investimento

As vantagens de utilizar um bom sistema de controle de investimentos começam com a gestão das reservas para investimento, pois, como a própria terminologia especifica, as reservas ainda não são investimentos, mas representam um montante que está sendo guardado para posterior aplicação em linhas de investimentos.

Assim, o sistema de controle possibilita visualizar o quanto de capital está parado e que poderia estar rendendo juros e produzindo resultados positivos, pois, como dito no início desse artigo, o dinheiro parado perde parte do seu poder de compra por um efeito causado pela evolução da inflação.

Acompanha as tendências de mercado

A partir da gestão das reservas, um sistema de controle de investimentos possibilita o acompanhamento das tendências de mercado, promovendo simulações baseadas em informações que vão de acordo com o seu perfil de investidor.

Assim, você terá informações que direcionarão a sua escolha de quais produtos investir, sempre com o objetivo da maximização dos resultados.

Controle do risco

Um bom sistema de controle de investimentos proporciona a vantagem de disponibilizar um controle de risco efetivo, ou seja, gerencia o nível de exposição e propensão de perdas.

Assim, de acordo com o seu perfil de investidor (conservador, moderado ou arrojado), o sistema de controle disponibiliza as informações em relatórios que vão orientar as decisões no processo de maximização dos lucros e minimização das perdas.

Logo, com um bom controle de risco, certamente, você terá mais tranquilidade e serenidade ao realizar as suas operações de investimento e resgate, evitando ao máximo as perdas de capital e garantindo a liquidez de uma parcela do que está investido.

Acompanhamento da evolução do patrimônio

Outro ponto muito importante e vantajoso que um bom sistema de controle de investimentos proporciona é a facilidade de acompanhamento da evolução do seu patrimônio, visto que suas aplicações rendem juros compostos que, em consequência, aumentam o seu patrimônio líquido.

Dessa forma, esse sistema de controle permite que você visualize a performance dos seus investimentos em relação ao grau de elevação do montante inicial ou de um período determinado e, assim, analisa a velocidade e a porcentagem de crescimento da sua receita líquida.

Esse acompanhamento permite, inclusive, o planejamento de reinvestimento, ou seja, investir os lucros obtidos e, nesse sentido, um sistema de controle de investimentos viabiliza uma gestão efetiva dessa atividade.

Informações para recolhimento dos impostos

Estar em dia com o pagamento dos impostos é essencial para evitar problemas e aborrecimentos. A maioria dos investimentos não são isentos do recolhimento de imposto como, por exemplo, a compra e venda de ações (vendas acima de R$20 mil por mês com lucro ou operações day trade com lucro).

Nesse caso, é necessário apurar o Imposto de Renda, que deve ser recolhido e pago até o último dia útil do mês subsequente. No entanto, realizar esse controle de forma manual pode representar grandes chances de erros.

Dessa forma, um bom sistema de controle de investimentos proporciona a grande vantagem de fornecer informações corretas para o recolhimento dos impostos, o que traz a tranquilidade de estar em dia com as suas obrigações fiscais, bem como de estar recolhendo o valor correto.

Como você pode perceber, a adoção de um bom sistema proporciona muitos benefícios: disponibiliza informações sempre atualizadas, ajuda a garantir resultados positivos, bem como permite planejar as operações de forma consciente e com controle de riscos.

Gostou do conteúdo desse artigo? Então acesse o nosso blog e leia outros que possam ser do seu interesse para enriquecer o seu conhecimento na área! Não deixe também de acessar o nosso site para conhecer o nosso sistema online de controle financeiro para pessoas físicas e pequenas empresas.

Procurando um Gerenciador de Investimentos? Clique aqui e conheça agora!