Saiba como investir em um e-commerce para sua marca

Saiba como investir em um e-commerce para sua marca

O crescimento de uma empresa e de uma marca é o grande objetivo da maior parte dos empresários. E isso se tornou muito mais fácil com a internet por vários motivos, e um deles, sem dúvida, é o e-commerce.

Isso porque, uma loja virtual comporta um crescimento sem limites, diferentemente de uma loja física. Normalmente, o estabelecimento físico possui um atendimento regionalizado, ou seja, sua atuação é muitas vezes limitada, o que pode ser um impeditivo para a expansão da marca.

Outra possibilidade de ampliação acaba sendo abrir uma filial. Porém, o problema se estende também a ela, justamente porque o formato físico não possui muita maleabilidade.

Por isso, com foco em atender pedidos a nível nacional, os empresários veem cada vez mais benefícios em investir em uma plataforma de vendas online, onde pessoas de diversas localidades do país podem realizar uma compra.

Quais são as vantagens de se investir em um e-commerce?

A internet possibilita realizar cada vez mais atividades de maneira prática e facilitada. E isso vai desde compras pela internet até agendamento de serviços básicos.

Nesse cenário, é possível perceber que o crescimento de uma empresa depende, em grande parte, que ela apareça em diferentes meios, tornando sua marca mais forte e conhecida.

O e-commerce é um desses meios. É possível dizer que ele seja um dos principais atualmente, pois o número de pessoas que optam por realizar grande parte das suas compras pela internet vem aumentando consideravelmente.

Por isso, as principais vantagens de se investir em um e-commerce são:

  • Crescimento e fortalecimento da marca;
  • Expansão a nível nacional;
  • Menores custos de investimento;
  • Atendimento para empresas e pessoas físicas;
  • Diferentes ações de marketing.

É importante ressaltar que um e-commerce pode ser uma ferramenta eficiente para alavancar o número de vendas independentemente do segmento de atuação.

Isso porque, as pessoas podem comprar diferentes tipos de produtos/serviços mais facilmente, desde um relogio de parede até um pacote completo de viagens.

Sendo assim, é preciso saber como investir de maneira eficiente em um e-commerce para que o crescimento da sua empresa seja cada vez maior.

Conhecer seu público-alvo é essencial

Apesar de muitas empresas ainda subestimarem a importância de conhecer o seu público-alvo, essa é uma das etapas essenciais do processo.

O direcionamento de uma empresa para o seu público é o que torna o negócio cada vez maior. E isso é importante tanto para a loja física quanto para um e-commerce.

Em muitos casos, um investimento em anúncios pode até aumentar o número de visitas no seu site, mas ele não vai converter necessariamente esses acessos em vendas.

Afinal, o público que deseja adquirir os seus produtos/serviços não foi alcançado. Um exemplo disso pode ser o de uma empresa que venda brindes para sipat. O público-alvo será outros estabelecimentos que promovem esse tipo de evento e, por isso, ela precisa direcionar diferentes estratégias de marketing para esses locais.

Por isso, é preciso utilizar ferramentas de marketing direcionadas para o seu cliente. Desse modo, os dados obtidos por meio de métricas tornam-se mais reais e objetivos.

Acessibilidade: é preciso criar um site de fácil navegação

O seu e-commerce precisa ser desenvolvido de modo a facilitar a navegação, tornando a experiência do usuário mais tranquila.

Isso porque, uma estrutura muito complexa pode afastar um cliente e fazê-lo desistir da compra.

O ideal é sempre desenvolver um layout que facilite a navegação, oferecendo formas de tornar algumas das escolhas práticas para o cliente.

Descomplicando a página de pagamento

Uma boa navegação não envolve apenas a vitrine, ou seja, o local onde os produtos são visualizados. É preciso descomplicar principalmente a página de compra, que é o momento mais importante da visita de um cliente ao e-commerce.

Uma boa alternativa para empresas que vendem produtos mais específicos, onde é preciso escolher a cor, medidas e outras especificações, como é o caso de um papel de parede para quarto, por exemplo, muitas plataformas oferecem um vídeo explicativo que auxilia o cliente no momento da compra.

Além disso, oferecer diferentes formas de pagamento é um dos principais fatores que influenciam na hora da compra.

É preciso oferecer meios de pagamentos como:

  • Boleto bancário;
  • Cartões de crédito de diferentes bandeiras;
  • Transferências online;
  • Cartões de débito;
  • Pagamentos digitais, etc.

Esse pode ser um diferencial oferecido pelo seu e-commerce que certamente criará vantagens para o seu público.

Uma página responsiva é fundamental

Dentro do quesito acessibilidade, ainda é preciso garantir que uma página seja responsiva, isto é, que ela se enquadre adequadamente para a exibição em telas de dispositivos móveis.

Isso porque, as pessoas utilizam cada vez mais os smartphones e tablets para a grande maioria das suas atividades online e a compra é uma delas.

Por isso, se durante a busca por um determinado produto, como um modelo depainel solar 300w, a página não abriu corretamente, esse cliente certamente fechará o site e buscará pelo produto em outro e-commerce.

Nesse cenário, é possível perceber a importância de uma loja virtual bem desenvolvida. Afinal, ela pode oferecer diversos benefícios para a loja física, em vários segmentos.

A loja online complementa a loja física

Hoje, como grande parte das pessoas acaba realizando boa parte das suas compras pela internet, ao encontrar um e-commerce ligado a um estabelecimento físico, ela se sente mais confiante.

Isso porque, uma estrutura física é tida como um diferencial importante para a loja online, já que quer dizer que a empresa possui um ponto comercial que a torna mais “visível”.

Ao mesmo tempo, a loja online também é um complemento da loja física. Quando um cliente tem confiança em uma determinada marca, ele dá preferência por adquirir produtos/serviços naquele estabelecimento.

E se a empresa possui uma página de vendas online, ela simplifica a vida do cliente.

Nesse sentido, quando uma pessoa precisa adquirir um produto de maior dimensão, em que a entrega precisa ser efetuada por uma transportadora, como pode ser o caso de uma compra de armário de aço escritório, ela otimiza o tempo realizando a compra pelo site.

Isso faz com que ela não precise se deslocar até a loja física e, mesmo que ela preferisse ir até o local para realizar a compra, agora ela adquire um produto tranquilamente por meio da internet.

Comprar pelo site e retirar na loja

É cada vez mais comum encontrar lojas que ofereçam a compra online e a retirada na loja física.

Esse procedimento acaba estimulando ainda mais o cliente a realizar a compra pelo site. Isso porque, muitas vezes o cliente acaba por comprar um produto virtualmente e, com a rotina atribulada, ele pode não estar em casa para receber o item no momento da entrega.

Outro ponto é que se uma pessoa precisa de um produto rapidamente, ela normalmente opta pela compra presencial. Mas se o seu e-commerce oferece o benefício da retirada na loja física, esse se torna um atrativo.

Um exemplo disso pode ser uma situação em que o chuveiro queimou. A substituição precisa ser rapidamente efetuada.

Assim, o cliente entra no site e busca por um modelo específico de sua preferência, como um chuveiro com pressurizador. Então, ele se programa para retirar o produto presencialmente e assim otimiza o tempo.

Outra boa estratégia para empresas que possuam e-commerce é oferecer descontos na loja física para clientes que realizam compras no site.

Assim, ao ir retirar um produto presencialmente, ele pode aproveitar o momento para buscar por outros itens e realizar a compra de algo que ela já estava precisando anteriormente, como uma cortina para cozinha.

No site, é possível oferecer preços mais vantajosos

Para atender a clientes que optam por buscar menores preços antes de efetuar uma compra, o e-commerce pode ser uma estratégia indispensável para qualquer loja física.

Isso porque, ao comparar preços, o cliente acaba por não voltar ao estabelecimento e a loja pode perder a venda.

Por isso, se uma loja física vende produtos, como um purificador de agua gelada, no site de vendas, esse mesmo item pode ser oferecido por um preço menor, já que os custos para manter o funcionamento de um espaço físico podem encarecer o valor final.

Uma loja virtual pode disponibilizar depoimentos de clientes

Ainda se tratando de como uma loja virtual pode complementar beneficamente uma loja física, é preciso considerar uma ferramenta bastante interessante: um espaço destinado aos depoimentos de clientes.

Na loja física essa modalidade não existe. Já no e-commerce, ela pode estar em uma área importante do site.

Os depoimentos podem ser fundamentais para influenciar um possível cliente no momento da compra. Isso porque, boas referências sempre foram essenciais para qualquer estabelecimento.

Desse modo, o e-commerce se mostra bastante vantajoso para diferentes tipos de segmentos. Ele complementa positivamente a loja virtual, sendo um meio eficiente de expansão de um negócio ao mesmo tempo em que fortalece uma marca.