Saiba como elaborar o planejamento financeiro estratégico da sua empresa.

Saiba como elaborar o planejamento financeiro estratégico da sua empresa.

Para que um empreendimento se desenvolva de forma próspera é necessário que se tome alguns cuidados relacionado ao fluxo financeiro da empresa. É necessário estabelecer algumas relações da empresa com sua missão, visão e seus valores traçando um planejamento estratégico sobre cada passo a ser dado, obtendo previsões de ganhos e prejuízos e estabelecendo metas a serem alcançadas.

Missão: A missão da sua empresa é a finalidade ou o propósito que ela abraça para o seu funcionamento. É o que a identifica e qualifica na área de atuação e que acaba a colocando em posição de relevância (ou não) mediante outras organizações.

Visão: Para identificar a visão de uma empresa, basta que se saiba onde ela deseja chegar. É formada para um determinado período, porém pode haver modificações conforme o seu crescimento no mercado.

Valores: São os princípios que regem a empresa, que identificam o carácter e o profissionalismo das ações nesse empreendimento.

Planejamento estratégico

Orçamento: Ter o controle das receitas e despesas do empreendimento são os primeiros passos para um planejamento eficiente. Com um orçamento estabelecido é possível saber quais os valores que serão adquiridos através dos serviços prestados, quanto deverei ter em gastos e quanto deverá sobrar para investimentos futuros e para manter uma margem de segurança financeira para o progresso do empreendimento.

Estratégias: As estratégias consistem nos planos de ações que deverão ser utilizados para que os produtos ou serviços sejam oferecidos de forma a acrescentar as receitas da empresa. Isso significa que são trabalhadas metas e objetivos que farão os procedimentos fluírem de forma produtiva e satisfatória.

Cenário: Em suma, são projeções que supõe um padrão elevado da receita, onde a empresa se desenvolve e possui condições de investimentos. Em contra partida, a segunda projeção é de uma realidade oposta, onde o negócio passa por perdas intensas e pode chegar a decadência. Nessa visão, são planejados métodos de elevar os padrões e solucionar possíveis problemáticas, que também são avaliadas nesse processo.

Demandas políticas: Estão relacionadas aos recebimentos e pagamentos de clientes e fornecedores. Como essas decisões influenciam de forma significativa no fluxo de caixa, deve ser estudado e considerado dentro das possibilidades da empresa.

Controle do desempenho: Como em todas as empresas, as organizações das funções são separadas por categorias, seja de serviços, seja por produção. Mas cada função para que tenha um desempenho positivo, deve ser controlada de forma que se identifiquem as falhas antes dos prejuízos se fixarem. O controle de desempenho é necessário para prever todas as possibilidades de acertos e erros nos processos de produção e procedimento de prestação de serviços.

O planejamento estratégico é fundamental para que as funções dentro da sua empresa se desempenhem da melhor forma possível. Embora saibamos que muitos imprevistos podem surgir no meio do caminho, esse planejamento tem uma finalidade, que é justamente lidar com previsões para que as possíveis perdas não sejam prejudiciais a ponto de levar negócio à falência.