Saiba como a renda fixa pode aumentar os seus investimentos

Saiba como a renda fixa pode aumentar os seus investimentos

Realizar reservas financeiras é fundamental para toda pessoa que deseja ter tranquilidade nos momentos de emergência e, acima de tudo, ter a serenidade de usufruir de um futuro mais resguardado de possíveis imprevistos.

No entanto, apenas realizar reservas não é o suficiente, pois, o dinheiro tem o seu poder de compra reduzido ao longo do tempo por conta dos efeitos da inflação. Mas você sabia que é possível vencer esse efeito de redução? Para que você proteja as suas reservas é importante que não deixe o seu dinheiro parado, ou seja, você deve também aplicá-lo em investimentos.

Nesse contexto, a renda fixa é um excelente caminho para quem deseja ter maior proteção do capital investido, pois, apresenta melhores garantias.

Assim, para que você entenda melhor a respeito desse tema disponibilizamos este artigo em que te mostraremos como aumentar os seus investimentos aplicando em renda fixa.

Cenário econômico — aumento das taxas de juros

O cenário econômico é muito volátil, de modo que, isso representa elevações e quedas da taxa básica de juros, que no Brasil é conhecida como taxa Selic — Sistema Especial de Liquidação e Custódia, ou seja, essa taxa vai direcionar as demais taxas praticadas no mercado financeiro.

Nesse cenário, é consenso que a taxa de juros nos investimentos em renda fixa acompanhe a taxa básica da economia. Logo, em períodos de maior taxa de juros da economia os investimentos em renda fixa se tornam mais atrativos e você pode (e deve) aumentar os seus investimentos nessa modalidade, desde que, remunerem com um valor acima da inflação.

A renda fixa como investimento para o longo prazo

Quem não deseja ter uma aposentadoria que garanta uma vida confortável, não é mesmo? Você sabia que a renda fixa pode ser uma forma de garantir esse objetivo?

Para que isso aconteça você tem a renda fixa como sua aliada, de modo que, você pode investir um pouquinho a cada mês, aumentando gradativamente a sua carteira de investimentos e, no longo prazo, o montante principal acrescido dos rendimentos formará um grande montante financeiro que te permitirá ter a sua aposentadoria privada.

A renda fixa não é aplicável somente para o exemplo citado acima, mas, para qualquer planejamento que tenha para o longo prazo, pois, apresenta a segurança e remuneração ao longo do período de investimento.

Assim, a renda fixa é uma ótima alternativa para que você possa aumentar os seus investimentos e conquistar os seus objetivos.

Uma dica para para simular investimentos é utilizar a **calculadora de investimentos **do site www.calculadora.com.br.

Aumento dos investimentos com alta liquidez

Muitas pessoas têm o receio de aumentarem os seus investimentos e terem o seu capital imobilizado e que o impeça de realizar o resgate caso aconteça alguma emergência. No entanto, a renda fixa tem a grande vantagem de disponibilizar muitas opções de investimentos com alta liquidez, ou seja, de fácil resgate. Alguns desses investimentos têm liquidez diária, uma característica que representa grande vantagem e estimulo para que as pessoas aumentem seus investimentos nessa modalidade.

Dessa forma, a renda variável é uma excelente opção para quem deseja ter reservas de emergência e/ou realizarem investimentos no curto a médio prazo. Alguns CDBs — Certificado de Depósito Bancário tem liquidez diária e, além disso, proporcionam rendimentos acima da inflação.

Outro bom exemplo nessa característica de alta liquidez é o Tesouro Direto Selic, que é um título público com liquidez do tipo D+1.

Como você pode perceber a renda fixa é uma excelente alternativa para que você aumente os seus investimentos e tenha o seu capital protegido da inflação. Mas não se esqueça de ter um bom controle financeiro, pois, isso te permitirá acompanhar de perto a evolução do seu capital.

Gostou desse artigo? Então não deixe de acessar o nosso blog para ler outros que possam ser do seu interesse e de relevância para o seu conhecimento! Acesse também o nosso site e conheça todas as funcionalidades da nossa ferramenta online de controle financeiro!