Riscos e Benefícios de investir e administrar um negócio próprio

Riscos e Benefícios de investir e administrar um negócio próprio

Abrir um negócio próprio é sempre uma decisão difícil, uma verdadeira aposta onde você não pode ter medo de investir o seu dinheiro e tem que lutar muito para conseguir se manter no mercado que está sempre se expandindo e cada vez mais competitivo.

Seja por uma situação de desemprego ou pela vontade de ganhar autonomia, cada vez mais pessoas entram para o mundo do negócio próprio. Entretanto, os que alcançam o sucesso ao cruzar essa linha entre se manter como um assalariado, tendo o conforto de não ter que gerir um negócio e assumir toda responsabilidade de cuidar de um negócio próprio, são aqueles que corretamente identificam as oportunidades e tiram bom proveito delas, têm perseverança e determinação.

As possibilidades para o pequeno investidor em abrir um negócio são inúmeras: lanchonete, floricultura, papelaria, eventos esportivos, salão de beleza, açougue, padaria, administrador de condomínio, turismo, sorveteria, bar entre tantas outras, opções não faltam, o difícil mesmo é achar aquela área que mais se identifica com você e como você poderá colocar em prática o seu conhecimento de trabalho adquirido em outras empresas no passado.

Um empreendedor, além de boas ideias, planejamento e um bom gerenciamento financeiro, precisa de motivação, ter coragem para não dar para trás após o primeiro período difícil ou se assustar pelas dificuldades iniciais que toda empresa tem. Pelo benefício de ser o seu próprio patrão, algo que todo trabalhador já sonhou uma vez, precisa lembrar que se antes trabalhava 40 horas para os outros e agora serão 80 para si mesmo.

Além disto, o ambiente de negócios do Brasil é bem complexo e necessita de estudo e dedicação do empreendedor. O mercado pode trazer inesperadas surpresas para quem depende dele, grandes negócios extremamente atrativos para o consumidor de uma hora para a outra podem deixar de ser, como as lanhouses e vídeo locadoras que de uma hora para outra sumiram.

Todo empreendedor de sucesso tem certas características que os diferenciam dos outros que falharam em conduzir seu negócio. Iniciativa, perseverança, coragem para correr riscos, capacidade de planejamento, eficiência e qualidade, rede de contatos e liderança, são todos pontos essenciais para um empreendedor. Possuir essas características ou batalhar para consegui-las é o caminho mais rápido para conseguir ter sucesso em um negócio próprio.