Renda extra: 5 erros que você está cometendo e como evitá-los

Renda extra: 5 erros que você está cometendo e como evitá-los

Optar por algum tipo de renda extra, em meio ao atual cenário econômico brasileiro, bem crítico e instável, é a forma que muitas pessoas encontram para manter o orçamento positivo ao final do mês. Porém, apesar de o mercado disponibilizar muitas opções tanto online quanto off-line, é preciso manter o foco e não errar nas escolhas e ações.

Confira abaixo cinco erros comuns que você pode estar cometendo neste exato momento e descubra como evitá-los de uma vez por todas!

1. Fazer o que não gosta para conseguir renda extra

Quando paramos e definimos uma atividade para gerar renda extra, é de extrema importância que a atividade escolhida tenha muito a ver conosco e com nossos gostos pessoais. Fazer algo que não gosta é um erro fatal no mercado de renda extra - as chances de você abandonar o barco são muito maiores.

Uma boa dica é apostar na profissionalização de atividades que já são um hobbie: pode ser escrever, fazer artesanato, oferecer consultoria em um serviço que você admira e já domina, etc.

2. Não criar metas

No meio corporativo, é comum a existência de metas para que os resultados finais sejam satisfatórios. Se nas empresas é assim, no trabalho extra também deve ser.

O problema, geralmente, acontece porque não há um superior que cobra resultados, gerando comodismo e procrastinação. Invista em metas reais e possíveis e veja as suas vendas e serviços decolarem!

3. Não ser presente na internet

Muito já se sabe sobre a importância da internet e das redes sociais nos negócios. A visibilidade gerada por páginas no Facebook, Instagram ou, até mesmo, um blog ou site, trazem mais uma vantagem que vai além dos números de venda - a marca é lembrada pelo público.

Investir em um blog ou site atualizado e com visual impecável, bem como perfis sempre atualizadas nas principais redes sociais, é bem importante para quem busca o sucesso na obtenção de renda extra.

4. Falta de planejamento

Por se tratar de um trabalho imediatista, muitos profissionais não se atentam à necessidade de planejar o dia a dia das atividades de renda extra. Assim como em um emprego formal, é preciso foco e planejamento para que o sucesso venha.

Antes de iniciar os trabalhos, é preciso fazer um bom planejamento reunindo informações sobre a periodicidade das ações, a forma como serão realizadas, o montante que será arrecadado e, principalmente, qual o tempo necessário para concluir cada passo.

5. Não dar importância ao cálculo do lucro

Não saber ao certo o quanto de lucro o trabalho renderá é um dos grandes erros cometidos por quem possui um trabalho extra. Às vezes, por não ser a atividade econômica principal, muitos deixam de calcular o real valor do seu serviço, bem como os valores de custo e lucro.

Uma dica interessante é pesquisar e entender as médias de valores aplicadas pela concorrência. Em seguida, precifique seu produto, calcule o custo e veja, na ponta do lápis, o valor que será revertido a você em cada venda finalizada ou prestação de serviço concluída. Com os dados em mãos, você poderá definir, também, o volume de serviço necessário para conquistar e renda necessária.

Seguindo nossas dicas, tenha a certeza de que garantir uma renda extra pode se tornar uma tarefa menos estressante e mais rentável, basta aliá-las à sua rotina já existente!

Você possui ou já possuiu alguma atividade de renda extra e cometeu algum destes erros? Conhece outros erros além destes apresentados aqui? Compartilhe suas experiências conosco! Deixe seu comentário aqui!

Confira também:

13 Maneiras de gerar renda extra e acrescentar seu salário