Qual o momento certo para fazer um intercâmbio?

Qual o momento certo para fazer um intercâmbio?

Morar no exterior é o sonho de muitas pessoas: seja para estudar ou trabalhar, esse é o objetivo de muitos brasileiros.

Muitas pessoas, no entanto, têm algumas dúvidas sobre qual o momento certo para essa mudança tão grande, que tipo de planejamento deve ser feito etc. É por isso que neste artigo nós vamos dar algumas dicas sobre como saber qual é a época ideal para investir no tão sonhado intercambio. Confira!

1. Tenha seus objetivos muito claros em mente:

É comum acontecer uma confusão nos objetivos da viagem: o que eu quero é fazer um intercâmbio ou uma longa viagem de férias? O intercâmbio é uma experiência muito mais densa e aprofundada do que uma viagem. O intercâmbio vai possibilitar uma vivência maior da cultura, da língua e dos costumes de determinado país. Portanto, defina bem seus objetivos: você quer aprimorar seu idioma, se especializar na sua área de atuação ou qualificar ainda mais a sua formação profissional?

Muitos estudantes buscam programas de intercâmbio durante a universidade e essa é uma ótima possibilidade para ter uma formação mais completa e enriquecedora. Há quem prefira se formar antes só para depois partir para uma aventura como essas. Independente de cada caso, é necessário planejamento detalhado dos planos e intenções, mas é claro, sabendo que nem tudo sai como o planejado. O intercâmbio é um grande investimento, por isso ele deve ser pensado com bastante estratégica. Depois que você tiver definido quais serão os seus objetivos, é hora de pensar nos custos, conhecer agências que organizam intercambio e também pensar sobre o idioma.

2. Converse com quem já fez intercâmbio:

Uma ótima dica para saber sobre diversas questões que envolvem desde os gastos até a cultura do país que você pretende viajar é conversar com alguém que já viveu essa experiência. Esse contato pode ser feito por meio de conexões próximas como família e amigos ou até com empresas, que podem fazer essa intermediação facilmente. Esse contato ajuda principalmente a decidir se você estiver com dúvidas sobre qual época do ano viajar e até qual país escolher.

3. Aprimorar o idioma:

Mesmo que você escolha viajar para justamente fazer um curso de línguas, saber o básico do idioma do país antes da viagem é extremamente importante para ajudar em momentos cruciais como fazer pedidos em restaurantes, perguntar sobre ônibus e metros até as saudações mais simples como “bom dia”, “como vai?” e “prazer, meu nome é”.

4. Planejamento financeiro:

O intercambio vai exigir um planejamento financeiro bem grande, por isso, tenha em mente estratégias de economia tanto antes de viajar quanto no momento em que estiver morando fora. Existem diversos aplicativos e sistemas online de controle financeiro e outros que comparam preços de passagens que podem ajudar nessas questões.

Gostou das nossas dicas? Continue a leitura no nosso blog sobre sugestões de planejamento financeiro e outras questões sobre economia pessoal que poderão te ajudar em diversas situações. Acesse também o nosso sistema de controle financeiro!