Por que devo fazer um curso de investimentos?

Por que devo fazer um curso de investimentos?

Muitas pessoas pensam em aplicar seu dinheiro em algum investimento, para aumentar seu patrimônio e gerar riquezas. Existem diversos tipos de investimentos, o mais tradicional é a Caderneta de Poupança, que apesar de ser relativamente seguro está muito longe de oferecer uma boa rentabilidade.

O melhor que alguém que deseja ingressar no mundos dos investimentos pode fazer, é se preparar devidamente, obtendo conhecimentos necessários, seja através de livros e artigos na internet, mas também fazendo um bom curso de investimentos.

Conhecimento x Riscos

Por mais simples que você acredite que seja um tipo de investimento é de fundamental importância entender exatamente como ele funciona. Quanto mais conhecimento você tiver, mais fácil será de identificar quais são os riscos envolvidos e a probabilidade de conseguir uma boa rentabilidade. Saiba que quanto mais você entender sobre um investimento, maiores serão suas chances de sucesso e menores serão os riscos.

Aprendendo conceitos e entendendo como funciona o mercado

Os investimentos estão relacionados a uma série de conceitos, como: taxa de juros, taxa de câmbio, renda fixa, renda variável, derivativos, índices, fundos, apreçamento, venda antecipada, resgate, liquidez, home broker, day trade e outros. Em geral temos vários termos diferentes, e alguns nomes até complicados, mas que no final das contas representam coisas bem simples de serem compreendidas.

Todo investidor precisa conhecer sobre os investimentos que realiza, a qual índice estão atrelados, as taxas administrativas que terão que ser pagas, a incidência ou não do Imposto de Renda e como ela acontece (essa incidência varia conforme o investimento), as taxas de corretagem, o melhor momento de vender ou comprar um título, se vale mais a pena um investimento a longo, médio ou curto prazo, os riscos e vantagens de cada investimento. Investir seu dinheiro sem o conhecimento é como jogar uma partida de baralho sem conhecer todas as regras, quanto menos conhecimento menor serão suas chances de ganhar.

Claro que existem bons profissionais que poderão orientá-lo, mas o ideal é que o próprio investidor pise nesse terreno com maior segurança, entendendo o funcionamento básico de qualquer investimento e já prevendo oportunidades e possíveis perdas. Além disso é preciso ficar muito atento, existem profissionais como gerentes de bancos, que vão tentar induzi-lo a fazer o melhor investimento para a instituição em que trabalham, e não para você. Portanto, ter conhecimento sobre o assunto evitará muitas decisões erradas e prejuízos.

Cursos de investimento

Existem cursos de investimento que vão de básicos a avançados. Para quem está começando, um curso básico já ajuda bastante. Eles podem ser específicos, voltados somente para um tema, como mercado de ações. Há ainda aqueles que vão especializar o aluno em um conceito, como home broker, ou podem ser mais abrangentes e abordar sobre renda fixa ou variável.

Um bom curso que já está a bastante tempo no mercado, que possui uma boa reputação e é capaz de gerar um boa base para qualquer investidor iniciante é o Investidor de Sucesso. Acesse a página do curso e conheça um pouco mais sobre.

Fazer um bom curso sobre investimentos já é meio caminho andado. Começar a investir sem os devidos conhecimentos pode fazer com que você tenha prejuízos muito maiores do que gastaria fazendo dezenas de cursos. Então comece certo, faça um curso, estude, e esteja preparado para as oportunidades.

Grande abraço!

##