Onde investir meu salário?

Onde investir meu salário?

Onde investir o seu dinheiro? Essa é uma dúvida bastante comum. Em tempos de crise, muitas pessoas tendem a zerar a carteira de investimentos para pagar contas e acabar com as dívidas. Entretanto, esse é um momento em que um investimento benfeito pode render grandes lucros.

Quer saber mais? Então leia o nosso post de hoje a aprenda onde investir seu salário!

Renda fixa ou variável: qual escolher

Existem dois tipos principais de aplicações financeiras. As de renda fixa possuem como diferencial o fato de terem os rendimentos definidos no momento em que o investimento é feito. É o caso da poupança e dos títulos de dívida.

Já as de renda variável podem variar de acordo com uma série de indicadores. Esse é o caso das ações, que podem causar prejuízos milionários para quem fizer uma má escolha. Por outro lado, em função do alto risco, esse tipo de investimento funciona como uma loteria com mais chances de acerto, e uma escolha bem planejada pode garantir a aposentadoria de um investidor.

Onde investir o meu salário

Sempre que pensamos em investimentos, logo nos lembramos das poupanças e ações. Entretanto, nos últimos anos essas duas opções foram “ultrapassadas” por outros investimentos, como é o caso dos títulos da dívida pública federal.

A poupança, por exemplo, já não rende acima da inflação. Já aqueles investidores que compraram ações recomendadas pela Bovespa tiveram lucros abaixo das ações vencedoras da bolsa. Nesse cenário, muitas pessoas estão optando por outras maneiras de investir em seu futuro. Podemos destacar entre as principais:

Tesouro Direto

Os títulos da Dívida Pública Federal começaram a ser vendidos pela internet para pessoas físicas desde 2002. Com R$ 30,00 é possível investir no Governo Federal. Essa é uma alternativa considerada conservadora, que oferece rendimentos acima da poupança com segurança e estabilidade.

Existem diferentes opções para o comprador de um título público. Elas podem variar de acordo com a rentabilidade (que pode ser ligada à variação da inflação ou da taxa de juros básica da economia — Selic) ou conforme o prazo de vencimento. Além disso, existem diferentes fluxos de remuneração. Isso aumenta a flexibilidade dos títulos públicos, além da sua abrangência.

CBD, LCI e LCA

O CBD (Certificado de Depósito Bancário), a LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são investimentos que funcionam de forma semelhante ao do Tesouro Direto. Entretanto, em vez de investir no Estado, o investidor fará um aporte financeiro a um banco privado. Existem três tipos de remuneração:

  • Pré-fixada, em que os juros são calculados no momento da aplicação;

  • Pós-fixada, em que os juros variam de acordo com a Selic ou o CDI (Certificado de Depósito Intercambiário);

  • Pré e pós-fixada: nesse caso, o banco paga a variação da inflação no período acrescidos de uma taxa de juros definida no momento da compra do título.

Ações

O mercado de ações é um dos mais arriscados do mundo financeiro. Com variações diárias, esse tipo de investimento exige sangue frio de quem trabalha com esse tipo de aplicação. Por outro lado, quem consegue identificar as empresas com a solidez necessária para enfrentar os próximos anos e evitar erros poderá encontrar uma grande fonte de lucros no longo prazo.

O investimento em ações pode ser feito por meio de fundos de investimento ou com aintermediação de uma corretora. No primeiro caso, o investidor “compra” a participação em um fundo com outros investidores e recebe parte dos lucros regularmente. No segundo, ele comprará as ações diretamente com a Bovespa e pagará algumas taxas para a corretora pela operação.

Garantindo um futuro de sucesso

A escolha do investimento ideal para o seu perfil sempre deve ser feita com o acompanhamento de um bom planejamento. Ao lado de uma boa gestão financeira é possível montar uma carteira de investimentos diversificada e com capacidade de enfrentar momentos de crise.

E você, já definiu onde investir em 2016? Assine nossa newsletter para continuar recebendo conteúdos de qualidade!