Gere renda extra vendendo artigos usados em sites de classificados na internet

Gere renda extra vendendo artigos usados em sites de classificados na internet

Se você pretende abrir aquela caixa velha que está no canto do quarto há alguns bons anos, cuidado: você pode encontrar surpresas que vão muito além da provável aranha que mora lá dentro! Temos o costume de guardar coisas que não usamos mais — seja por um possível uso futuro ou simplesmente por apego — o que gera um acúmulo de objetos inúteis. A venda desses objetos é uma boa forma de se livrar da bagunça e dar um bom destino para todos esses artigos inutilizados.

Além disso, essa é uma ótima maneira de conseguir uma renda extra. O lugar ideal para você fazer isso é exatamente aqui, na internet. Confira agora algumas dicas que vão te ajudar a vender todas as coisas que você não usa mais!

Sempre existe um comprador

Voltemos àquela caixa no canto do quarto que você decidiu abrir. Você encontrou, então, um antigo jogo de videogame. Sem dúvidas, você pensará que é uma velharia e que não tem mais serventia alguma, certo? Errado! Uma das vantagens de se anunciar na internet é que existe mercado para — quase — tudo.

Muitos entusiastas estariam dispostos a pagar um bom preço por uma fita antiga de um jogo famoso. Assim como existem pessoas procurando por coisas mais simples, de uso diário como livros, utensílios domésticos ou eletrônicos. Com um bom preço, existem grandes chances de se fazer um bom negócio. O primeiro passo é anunciar o produto no meio virtual e, para isso, existem diversos sites especializados em vendas de produtos seminovos e usados.

Onde e como vender

As vendas feitas pela internet requerem alguns cuidados especiais, tais como a garantia do pagamento e do envio do produto. Para facilitar a vida de quem anuncia e de quem compra, grandes grupos disponibilizam plataformas para que a transação seja efetuada com segurança. Estamos falando de sites como o MercadoLivre, em que você pode anunciar seu produto gratuitamente, pagando somente uma porcentagem sobre o valor da venda caso esta seja concretizada. Outra boa opção é o OLX, o maior site de classificados grátis do Brasil. Existem também sites direcionados para produtos mais específicos, como, por exemplo, o Meu Carro Novo, especializado no setor de automóveis.

A vantagem de utilizar sites como esses é que existe maior confiança na hora de o usuário realizar sua compra, já que os vendedores são classificados de acordo com suas qualificações, baseadas em vendas anteriores. Para atrair os compradores, você tem a opção de incluir fotos e descrições detalhadas do produto, o que fará com que sua exposição seja ainda maior.

O pagamento também é um ponto facilitador: esses grupos aceitam pagamentos via cartões de débito e crédito, transferência ou boleto bancário, liberando o dinheiro assim que o comprador receber seu pedido, garantindo a segurança dos dois lados da transação e aumentando as possibilidades de fechar negócio.

Nichos especiais

Além da possibilidade de vender seus artigos usados em grandes classificados como esses, existe, ainda, outro mercado bem dinâmico no comércio pela internet: as redes sociais. Existem no Facebook grupos especialmente feitos para as pessoas que desejam anunciar ou adquirir produtos usados sem cobrar taxas ou algo do tipo.

Como exemplo, podemos citar os grupos de estudantes residentes de cidades universitárias, que contam todos os anos com um alto fluxo de moradores, tanto chegando quanto indo embora, e sempre precisando comprar ou vender itens domésticos de todo tipo. Geralmente, essas vendas são consumadas com a entrega pessoal ou a retirada do produto pelo comprador, já que ambos estão na mesma cidade, tornando o transporte muito mais fácil.

É importante ter em mente que os artigos devem estar em bom estado e que o negócio deve ser feito sempre com transparência e boa-fé, pois não deixa de ser uma transação comercial e assim deve ser tratada.

E então, que tal abrir a caixa aí do seu lado ou dar um pulo no porão para ver o que não é mais usado? Algum comprador certamente ficará contente em encontrar o que precisa por um preço acessível! Você já tem o costume de vender ou comprar itens usados pela internet? Comente e compartilhe suas experiências com a gente!