Finanças: investir em terrenos é uma boa forma de guardar dinheiro?

Finanças: investir em terrenos é uma boa forma de guardar dinheiro?

Investir em terreno pode ser uma opção bastante lucrativa para aqueles que procuram um adequado investimento. Além de ser um negócio com boa segurança, o ramo imobiliário deve começar a dar bons sinais de melhoras nos próximos anos.

Você quer saber a melhor forma de investir em um terreno? Leia o texto a seguir e se torne um expert no assunto:

Como escolher um lote?

A escolha do local e do tipo de solo são algumas das características imprescindíveis para quem quer obter sucesso ao investir em terreno. Veja abaixo outros pontos nos quais você deve prestar atenção na hora de fazer essa escolha.

Estude sobre os diferentes tipos de lotes

Os lotes de condomínios podem ser investimentos com boa rentabilidade, mas em caso de condomínios que cobram taxas de manutenção mensais, leve isto em consideração, pois caso o valor cobrado seja alto isto irá interferir de forma significativa nos seus lucros.

Além deles, pode-se investir em lotes fora de condomínio e onde não existem poucos imóveis na região. Se esse for o caso, é preciso avaliar o tamanho do lote, além da qualidade das construções existentes nos arredores da localidade. Assim, você terá uma boa ideia sobre o crescimento e valorização imobiliária na região e inclusive poderá avaliar o que poderia ser feito naquele perímetro.

Antes de fechar negócio, é importante prestar atenção em alguns aspectos. Entre eles estão as certidões relativas ao terreno e a seu atual proprietário, além de custos tais quais a quitação do valor do condomínio cobrado e o pagamento de tributos como Imposto Territorial Urbano (IPTU).

Preste atenção à localização

A orientação do lote dentro do bairro e no espaço onde está situado também vai fazer enorme diferença na hora de ter êxito com seu investimento. Isso obviamente influencia de maneira direta o preço do lote, tanto quanto a sua capacidade de valorização futura.

A melhor forma de saber se o lote está em uma boa localização é conversando com outras pessoas que também tenham investimentos na região, pesquisando sobre o que será feito na localidade pelo poder municipal. Assim, o investidor saberá se aquele espaço é mesmo um potencial a ser valorizado. Dê preferência por lotes de esquinas e também por ruas que tenham chances de se tornarem vias principais de comércio.

Conheça o tipo de solo e a inclinação do terreno

O tipo de solo e a inclinação dele também influenciam.

Por exemplo, terrenos que possuem inclinações muito acentuadas podem não ser o melhor negócio. Isso porque esses terrenos precisarão de alguns investimentos adicionais antes de serem utilizados em qualquer construção. No caso, pode-se considerar a ideia de aterrar o lote ou investir em muros de contenção. Tudo isso encarecerá a sua aquisição e também irá refletir no valor de venda do lote.

É preciso lembrar que os lotes com solo arenoso ou leve podem precisar de reforços antes que algo seja construído no local. Da mesma forma, os solos rochosos ou de argila grossa também podem demandar algum custo de seus investidores com escavações e com a fundação do imóvel a ser levantado.

Como se planejar melhor para investir em terreno?

O investimento em terreno é algo que trará retorno ao investidor a longo prazo. Em caso de investimentos em lotes, sobretudo, a valorização do terreno se dá com o passar do tempo, e com as construções erguidas no local.

Por essa razão, é necessário ter paciência até se obter algum lucro. Nessas situações, o melhor a se fazer é investir em diversos terrenos em bairros pequenos, mas que tenham boa tendência de crescimento, a fim de arrecadar um lucro maior.

Investir em terreno é uma forma de diversificar seus investimentos e quando bem realizado pode gerar excelentes lucros. Para obter sucesso nessa empreitada, é extraordinário que o investidor se mantenha atualizado sobre o mercado e suas tendências.

Gostou de nossas dicas sobre como fazer para investir em terreno? Então, aproveite e o compartilhe nas suas redes sociais!