Entenda o que é marketing digital e como ele pode ajudar sua empresa!

Entenda o que é marketing digital e como ele pode ajudar sua empresa!

No início dos anos 2000, a internet começou a se popularizar e a mudar diversos hábitos da população, principalmente aqueles relacionados a forma de consumo. Por causa disto tivemos também uma significativa mudança na forma como as empresas passaram a realizar seu trabalho de venda, divulgação ou marketing. Devido as características particulares do novo canal de comunicação, criou-se um novo conceito denominado marketing-digital. Bem mais segmentado, dinâmico e mais fácil de ser quantificado, ele pode ser um verdadeiro aliado para aumentar (e muito!) o faturamento da sua empresa. Quer entender um pouco mais sobre esta assunto e descobrir como ele pode ajudar o seu negócio? Então confira o conteúdo a seguir.

O que é marketing digital?

Marketing consiste num conjunto de ações planejadas com objetivo de promover marcas, produtos ou serviços. O marketing tradicional ou marketing off-line utiliza de meios como distribuição de panfletos, produção de comerciais de rádio e televisão, e até mesmo publicações de anúncios em jornais e revistas. Se há alguns anos essas táticas eram bem eficazes, atualmente elas estão perdendo espaço a passos largos para uma escolha que muitas vezes pode ser mais eficiente e vantajosa: o marketing digital!

Ele pode ser definido como um conjunto de atividades que utilizam a internet como meio principal de divulgação. Seus objetivos são os mesmos que o marketing tradicional, a diferença são os meios utilizados, que estão sempre relacionados a ferramentas e sites presentes na internet.

Como funciona o marketing digital?

O funcionamento do marketing digital é simples. Ele se vale de estratégias digitais como a criação de blogs, uso de perfis corporativos e Fanpages nas redes sociais, envio de e-mail, produção de e-books, contratação de artigos patrocinados, compra de links, divulgação de newsletters e algumas outras táticas para, no final das contas, transformar o internauta em um potencial cliente!

Uma boa dica é gerar um conteúdo relevante e apropriado, pois dessa forma as pessoas acabam, naturalmente, procurando o que desejam e chegando até a sua empresa. Além disso, os próprios consumidores tratarão de divulgar a sua produção e a repassarão por livre e espontânea vontade, se você tiver a qualidade necessária para despertar o engajamento.

Porque adotar marketing-digital no seu negócio?

Nenhum negócio bem administrado – independentemente da sua área de atuação – pode abrir mão do marketing digital nos dias de hoje. Para entender melhor como essa estratégia pode ajudar sua empresa, pense no seguinte fato: a grande maioria das pessoas faz buscas online antes de efetuar qualquer tipo de compra! Dentro desse contexto, quem marca presença virtual vai aparecer para o cliente no momento apropriado além de disparar na frente da concorrência!

Lembre-se também que não existem limites no mundo virtual: o que você cria fica disponível pelo tempo que você bem desejar e pode, em questão de segundos, chegar a todo o planeta, e dependendo do sucesso isto pode ser feito com um orçamento muito menor do que em mídias tradicionais.

Se você ainda não realiza nenhum tipo de trabalho de marketing digital na sua empresa ou no seu negócio, pense bem sobre este assunto.

Grande abraço e até a próxima!

Confira também:

15 Dicas para criar seu negócio na internet