Entenda o que é e como funciona o Google Adsense

Entenda o que é e como funciona o Google Adsense

O AdSense é um produto oferecido pela gigante Google, em que é possível gerar renda através do seu web site ou blog por meio da veiculação de anúncios de parceiros afiliados do programa. Ficou interessado em saber como ganhar dinheiro dessa forma? A seguir explicaremos melhor como funciona o Google AdSense e o principal: como ganhar dinheiro com ele. Confira!

Como funciona o Google AdSense?

O anunciante, ao contratar os serviços do Google AdSense, pode optar por dois formatos de anúncios: a rede de display de afiliados, em que o anúncio aparece em peças publicitárias posicionadas em pontos estratégicos do site ou blog, ou o formato Links Patrocinados do Google AdWords, em que os anúncios aparecem nos resultados de buscas sempre na frente dos resultados orgânicos, posicionados no topo do site ou na lateral à direita.

Quais os tipos de anúncios?

Os anúncios podem seguir o formato texto, imagens e rich media, como os pequenos vídeos, por exemplo. É você quem determina qual o tipo e tamanho dos anúncios que deseja exibir e o AdSense escolhe qual peça publicitária se encaixa melhor ao conteúdo do site ou blog.

O grande segredo é a gestão de exibição desses anúncios para os visitantes, portanto, escolher um ponto estratégico é fator determinante para receber um grande número de cliques.

A distribuição de anúncios

Para alcançar o maior número possível de compradores, os anúncios são distribuídos em canais relacionados ao produto em que será anunciado.

Por exemplo: para um negócio que ministra aulas presenciais e online de como fazer docinhos para festas e entre eles estão: “Aprenda a fazer brigadeiro gourmet em 20 minutos”, “Saiba como preparar cupcakes em 5 passos”, “Curso express de macarons”, etc., o Google AdSense vai avaliar quais são os anúncios pertinentes para exibição neste site ou blog, tais como: anúncios de venda de eletrodomésticos, utensílios, enfeites e forminhas de papel etc.

Tudo é previamente analisado pelo Google: tanto o seu blog ou site que está “alugando” o espaço publicitário, quanto os produtos dos anunciantes. A partir daí, as informações são cruzadas e então é feita a distribuição dos anúncios, sempre contemplando a relevância de ambos. Procure escolher, entre os anúncios oferecidos, os que têm chances reais de vendas.

Entender como funciona o Google AdSense é fácil. A parte mais técnica é que o Google utiliza de diversas variáveis de análise e comparação para atribuir a relevância e então realizar a distribuição dos anúncios nos canais correspondentes.

Como é feito o pagamento?

O sistema de pagamento é mensal, diretamente no banco indicado no momento da inscrição da conta e funciona da seguinte forma: o anunciante paga para o Google (através de um pacote mensal predefinido) cada vez que o seu anúncio é clicado, a partir do valor definido pelo clique (CPC = custo por clique) e, do outro lado, quem está alugando o espaço publicitário recebe um percentual do Google cada vez em que o anúncio é clicado no seu blog ou site.

Portanto, o que vale mais é a audiência do site ou blog e a adequação do anúncio. Quanto mais visitantes, maior relevância e melhor posicionamento do anúncio, maior também será a receita obtida através do montante acumulado de cliques.

Daí a importância na divulgação do site ou blog, que é de sua inteira responsabilidade promover a visibilidade e garantir o número crescente de visitas mensais.

Relatórios de performance

O AdSense oferece relatórios de desempenho de cada anúncio e, desta forma, é possível analisar isoladamente e ajustar a exibição dos anúncios de modo a alcançar melhores resultados e, principalmente, controlar os seus recebimentos e organizar o orçamento da melhor forma.

Afinal, tão importante quanto entender como funciona o Google AdSense é a possibilidade de medir, de forma simples e descomplicada, os resultados das campanhas e buscar maximizar os lucros.

Gostou das dicas? Então curta a nossa Fanpage no Facebook e fique por dentro de muitas novidades e dicas como esta!