Entenda como elaborar um planejamento de marketing para seu e-commerce

Entenda como elaborar um planejamento de marketing para seu e-commerce

O sucesso no e-commerce é fruto de muita dedicação e de uma boa dose de planejamento de marketing. Afinal, sem divulgação, fica difícil fazer com que as pessoas conheçam seu comércio eletrônico e se tornem consumidoras.

Porém, quando falamos em planejamento, muitos empreendedores ainda se sentem inseguros quanto aos passos para desenvolver o documento que irá direcionar todas as suas ações mercadológicas, o chamado plano de marketing.

Não existem muitos segredos para elaborar o seu planejamento de marketing, basta seguir estas dicas e ser objetivo em cada etapa para não perder tempo! Acompanhe:

Objetivos, metas e métricas

Todo planejamento de marketing começa com a determinação de um objetivo claro, ou seja, o que você pretende alcançar com cada ação que fará parte do seu plano. Esse objetivo deve estar alinhado aos objetivos estratégicos do seu e-commerce, como, por exemplo, ampliar sua carteira de clientes em 10% no próximo trimestre ou aumentar as vendas em 20% no próximo ano.

Definido o objetivo, você o desmembrará em objetivos menores, as metas. O que é preciso fazer para ampliar a carteira de clientes? Atrair mais “X” leads por semana e converter mais “X” clientes por mês.

Na sequência, vêm as métricas, que são os indicadores de desempenho em relação a atingir as metas. Elas devem ser claras e mensuráveis para que você saiba exatamente quanto falta para chegar ao objetivo final.

Cenários e tendências

Para realizar um bom planejamento de marketing, você também terá que analisar o mercado, identificando qual é o contexto econômico, financeiro e competitivo em que o seu e-commerce está inserido. O contexto, que também pode ser chamado de cenário, é composto pela análise da concorrência, do seu público-alvo, do seu setor de atuação e da economia do país de forma geral.

Fique de olho também nas tendências de mercado, que são situações que estão se desenhando e logo afetarão seu empreendimento. Um bom exemplo de tendência no e-commerce para se ficar atento é o uso das carteiras digitais para pagamentos.

Orçamento

Determinar um orçamento de marketing é importante para que você não gaste mais do que pode e nem deixe de investir o necessário para levar a cabo suas estratégias. Você pode determinar um orçamento mensal, para ter maior controle sobre o dinheiro investido, ou um orçamento anual, tomando o cuidado para não gastar tudo de uma vez.

Seja criterioso com seu planejamento orçamentário, destinando mais recursos para as estratégias que já se provaram eficazes para o seu e-commerce. Se você está começando e não tem essa informação, baseie-se nas estratégias que os seus concorrentes desenvolvem, sempre buscando se diferenciar deles para se destacar e conquistar mais clientes.

Plano de ação

Com todas as informações anteriores, você está preparado para começar a pensar em que tipo de estratégias de marketing fará uso para atingir seus objetivos. Cada estratégia deve ser detalhada o suficiente para que você entenda como executá-la, quais recursos serão necessários e quais resultados ela pode trazer.

É fundamental que você eleja os canais de comunicação certos para disseminar suas estratégias de marketing, caso contrário, estará perdendo recursos. Durante a pesquisa sobre o seu público-alvo, identifique quais são os canais de comunicação preferidos dos seus consumidores, a fim de reforçar suas ações nesses meios.

Monitoramento

Lembra das métricas, as quais mencionamos anteriormente? Elas servem para que você monitore o desempenho das suas ações de marketing e possa corrigir possíveis falhas a tempo de maximizar o seu investimento.

Se você tem uma campanha de links patrocinados, mas não está gerando cliques, por exemplo, é por meio das métricas que você vai ficar sabendo. Sendo assim, acompanhe a evolução de cada métrica e faça as correções necessárias para continuar gerando valor para o seu e-commerce.

Você sabia que para fazer um planejamento de marketing para e-commerce eram necessários apenas cinco passos? Apostamos que existem muito mais pessoas que não sabem, então, o que você acha de compartilhar esse conteúdo com seus contatos nas redes sociais e ajudar mais pessoas a se darem bem nas vendas?