Empreendedores: 5 erros que vocês não podem cometer

Empreendedores: 5 erros que vocês não podem cometer

Empreender e viver do próprio negócio é considerado um sonho para muita gente. Ser seu próprio chefe, fazer seus horários e trabalhar com o que gosta todos os dias é uma ideia atrativa, não é mesmo?

Entretanto, é um engano pensar que empreender tenha a ver com sorte ou que o caminho para se chegar ao sucesso com o empreendedorismo seja feito de glamour. Acredite: atrás de qualquer negócio de sucesso, há um empreendedor exausto, muitos erros e batalhas vencidas.

Para ajudar iniciantes ou aspirantes, separamos a seguir os cinco erros mais comuns cometidos por empreendedores e que você não pode cometer.

Achar que será fácil e tudo dará certo

Os caminhos para empreender não são fáceis. Antes de um negócio dar certo, ele pode dar muito errado. O problema é que boa parte dos empreendedores iniciantes não tem isso mente, por isso, no primeiro obstáculo – que não demora a aparecer –, se frustram e desistem de tudo.

Por isso, para ter sucesso como empreendedor, esteja ciente que nem tudo serão flores. Você vai ter que abrir mão de coisas, pode ser que não ganhe nada no início, além de prejuízos. A maioria das pessoas não irá entender o que você faz e muito menos te apoiar, mas se você for resiliente, não desistir e souber aprender com seus próprios erros pode sim ter sucesso.

Empreender com o intuito de trabalhar menos

Outro erro comum dos empreendedores é acreditar que abrir o próprio negócio é o segredo para trabalhar menos. Isso é uma ilusão, empreender vai requerer muitas horas do seu dia, inclusive fins de semana e feriados. Além disso, pode ser que no início você precise fazer tudo na sua empresa, inclusive, coisas que não gosta tanto.

No entanto, tudo é questão de ponto de vista, tem aqueles que podem enxergar isso como algo negativo e desistir, o que é um erro! Mas também é possível enxergar isso como mais um degrau rumo ao sucesso.

Não separar família e lado profissional

É comum no mundo do empreendedorismo iniciar negócios entre família ou amigos, às vezes, irmãos ou cônjuges, por exemplo, resolvem se tornar sócios, mas o pior erro é não saber separar o lado familiar do lado profissional.

Pode ser muito positivo e extremamente prazeroso trabalhar em família, no entanto, para que as coisas fluam, é necessário saber separar bem os dois lados.

Não ter organização

Para empreendedores, a organização tem que ser quase que uma religião, principalmente para aqueles que trabalham em home office. É muito fácil se deixar levar pela preguiça e procrastinar ou acabar se perdendo em meio à bagunça. Esse é um erro terrível e que leva muitos negócios ao fracasso.

Para se organizar, existem diversas ferramentas com as quais se pode contar, como Google Drive e Google Agenda, por exemplo. Mantendo a organização e cumprindo um cronograma de horários, você evita se sobrecarregar e também não deixa de realizar nenhuma tarefa importante.

Esperar resultados imediatos

Por fim, um erro muito comum cometido por aqueles que estão iniciando no empreendedorismo é achar que irá obter resultados imediatos.

Não importa o tamanho do seu negócio e nem o segmento, no início, as coisas serão difíceis e, provavelmente, você terá poucos lucros e precisará utiliza-lo para cobrir seus investimentos.

Por isso, o ideal é se planejar e ter uma reserva financeira para sobreviver até que o negócio comece a dar resultados, além disso, é importante controlar gastos e economizar.