Economizar energia: Como essa atitude impacta no seu bolso?

Economizar energia: Como essa atitude impacta no seu bolso?

No final de todo mês, somamos as despesas da casa e a conta de energia elétrica sempre fica junto com aquelas mais altas. Isso acontece porque a tarifa é cara e parece quase impossível economizar, principalmente nos meses quentes do verão. Ar condicionado ligado muitas horas durante o dia e geladeira na potência mais alta, podem explicar as razões para esse valor alto da conta.

Neste artigo, vamos listar algumas atitudes simples que irão ajudar a diminuir os valores da conta de luz de uma vez por todas, acompanhe!

1. Aproveite a luz natural durante o dia

Os dias do verão são mais longos e muito mais ensolarados. Essa é uma ótima época para aproveitar a luz natural. Você chegou em casa, precisa estudar, mas, ao mesmo tempo, está com muito calor? Em vez de ligar o ar condicionado e ir para o quarto com a luz acesa, que tal estudar em um ambiente aberto com a luz do sol? Se o calor estiver muito forte, ligue um ventilador, que também refresca e usa menos energia elétrica para funcionar.

2. Tome banhos gelados

Existe sensação mais gostosa do que se refrescar quando o calor está insuportável? Nos dias mais quentes, troque o banho morno por água gelada. Além de ter uma sensação refrescante, você economiza luz e ainda faz bem para o seu cabelo: água morna e muito quente podem estimular o aparecimento de caspas. Para tratar disso há pessoas que tomam banho gelado durante o ano inteiro, não apenas no verão.

3. Compre eletrodomésticos com o Selo Procel categoria “A”

Quando vamos comprar uma TV, geladeira ou qualquer outro tipo de aparelho, não costumamos olhar o selo que vem na caixa do produto. Essa medida, no entanto, é bem importante. O objetivo dessa categorização é informar as pessoas os índices de consumo e desempenho dos eletrodomésticos. A letras que vão de A até G medem a eficiência energética e também o consumo de energia. Quando você for adquirir um novo produto, pergunte ao vendedor sobre o Selo Procel e pesquise antes de finalizar a compra.

4. Tire das tomadas os aparelhos que não estão sendo utilizados

Muitas vezes pensamos que quando a TV não está ligada na tomada, por exemplo, ela não está consumindo energia. Grande parte dos aparelhos possui transformadores e LEDs internamente, que consomem energia mesmo desligados. Um exemplo desse gasto são os notebooks, que podem utilizar 7 Watts por hora quando estão na tomada e não estão sendo utilizados.

5. Economizando energia elétrica você ajuda a proteger o meio ambiente

é isso mesmo que você leu. Quando você economiza energia elétrica, além de contribuir com o seu bolso, você também ajuda a proteger o meio ambiente. Uma hidrelétrica que é a principal fonte de geração de energia no Brasil, causa impactos na natureza desde a sua construção. Geralmente elas são construídas em locais próximos de florestas e matas nativas. A construção pode causar a extinção de animais e diversas espécies de plantas. Quanto menos energia for consumida, menor será a necessidade de construção de novas hidrelétricas.

Leitor, leia nossos outros textos do blog que trazem dicas e informações importantes sobre organização financeira pessoal e economia.