Dicas para economizar seus gastos com gasolina

Dicas para economizar seus gastos com gasolina

Você usa o carro diariamente e está cansado de se deparar com um gasto enorme de gasolina no final do mês? Apesar de o Brasil ter uma grande reserva de petróleo, sabemos que o preço dos combustíveis não é muito agradável. E mesmo com os preços nas alturas, será que dá pra economizar na hora de abastecer? Confira algumas dicas para que você diminua o seu gasto com gasolina:

Manutenção preventiva

Uma maneira comprovada de economizar gasolina é estar com a manutenção do carro em dia. Se todos os componentes estiverem funcionando da maneira correta, como, por exemplo, a suspensão, o motor terá sua potência máxima para funcionar e o carro terá melhor desempenho.

Outra coisa importante é verificar a qualidade dos pneus. Pneus descalibrados aumentam a área da roda em contato com o asfalto, aumentando o atrito e a resistência ao rolamento. Quando mais energia para combater a resistência, mais combustível o carro exige para andar. Por isso, é imprescindível estar com os pneus calibrados, balanceados e alinhados.

Retire o peso excessivo

Tire todos os itens desnecessários do carro. Às vezes esquecemos alguma coisa no porta-malas, ou até mesmo temos a mania de andar com muitas coisas no carro para uma eventual necessidade. Procure tirar tudo aquilo que não seja estritamente necessário, pois, quanto mais pesado o carro está, mais energia ele gasta para acelerar. A cada 50 kg a mais, há um aumento no consumo de combustível de aproximadamente 1%. Também evite colocar muitas coisas na parte de cima, no rack, pois isso aumenta a área frontal e reduz a aerodinâmica do carro.

Planeje sua rota

Esse é simples e fácil. Antes de sair de casa, planeje sua viagem para que você possa pegar o caminho mais rápido e vantajoso. Também vale a pena acumular algumas coisas para fazer de uma vez só, ao invés de sair de casa várias vezes ao dia. Um motor frio gasta mais combustível nos primeiros 8 a 10 quilômetros, então, se você sair várias vezes ao dia, irá gastar mais combustível em todas as vezes. Esse planejamento vai te economizar tempo e gasolina, ou seja, dinheiro.

Fique atento ao posto de gasolina

Preste bastante atenção na hora de abastecer o seu carro. Muitos postos possuem gasolina adulterada, e ela pode atrapalhar muito no desempenho do seu carro e na hora de economizar. O ideal é você escolher um posto de confiança e abastecer sempre lá. Além de saber que a gasolina será de qualidade, você tem um local para recorrer caso surja algum problema ou reclamação. Fique de olho também no controle de qualidade do combustível, caso não seja visível, pergunte sobre o controle de qualidade para o posto que você estiver abastecendo.

Comece a economizar agora!

Depois dessas dicas já deu pra perceber que não é tão difícil economizar gasolina! Então, está esperando o quê? Tire o excesso de peso do seu carro, faça uma revisão para ver se está tudo em ordem, planeje seu caminho e quantas vezes vai sair. Fazendo tudo isso, é só comparar no final do mês: o seu gasto com gasolina já vai ser menor do que o habitual.

Se você gostou dessas dicas e quer saber mais sobre como economizar, confira mais artigos no blog.