Dicas de marketing do Instagram para alimentar sua estratégia

Dicas de marketing do Instagram para alimentar sua estratégia

Dicas de marketing do Instagram para alimentar sua estratégia

O marketing do Instagram é competitivo.

Mais de 25 milhões de empresas usam a plataforma para chamar a atenção, incitar o interesse, criar desejo e compelir a ação.

Com tanta concorrência, uma estratégia pensativa e comprovada é necessária para o sucesso.

Estas dicas vão ajudá-lo a moldar essa estratégia.

Mas primeiro….

Configurando um Instagram para uma conta comercial

Isto vai ser rápido. Se você já tem uma conta Instagram for Business, fique à vontade para ignorar isso.

Se você é novinho em folha, aqui está o que você faz:

Passo 1: Baixe o aplicativo Instagram

Pode fazê-lo a partir da App Store para iOS, da Google Play Store para Android ou da Windows Phone Store para um dispositivo Windows.

Passo 2: Inscreva-se

Assim que o Instagram estiver instalado no seu telefone, abra-o.

Em seguida, toque em “Inscrever-se” e digite seu endereço de e-mail. Você também pode se cadastrar com sua conta do Facebook, que, se você criou uma página de empresa do Facebook, será um pouco mais rápida e fácil.

Passo 3: Navegue até Configurações

Em seguida, desça até “Mudar para Conta Comercial”.

Ok, agora você está pronto para vender no Instagram. Vamos lá.

Dicas de marketing do Instagram que você não pode ignorar

1. Optimize a sua biografia

Além do nome da sua empresa, nome de usuário e URL do site, seu perfil no Instagram fornece 150 caracteres para escrever uma biografia.

Sua biografia é uma oportunidade para fazer uma primeira impressão, para articular o que seu negócio oferece e por que as pessoas devem se preocupar.

Sua biografia deve explicar quem você é e o que você faz enquanto transmite a identidade de sua marca.

Isto é difícil quando você só tem 150 caracteres à sua disposição, por isso é importante manter o seu copy:

  • LIMPO: Use palavras curtas e simples e separe o seu texto com quebras de linha.
  • CONCISSO: Use emojis para criar rapidamente um senso de personalidade de marca em poucos caracteres.
  • COM CONCLUSÃO: Use um CTA, ou chamada para ação, para dizer aos visitantes o que eles devem fazer a seguir.

Dito isto, se o seu slogan comunica tudo o que as pessoas precisam saber sem emojis e em menos de 150 caracteres, perfeito.

2. Escolha a foto do perfil certa

Antes de os visitantes lerem sua biografia do Instagram, eles verão sua foto de perfil. É sua primeira impressão.

Portanto, a foto do perfil certo para uma conta no Instagram de Negócios é geralmente o seu logotipo.

Seu logotipo deve estar claro e sem cortes pelo círculo de marcas registradas do Instagram.

3. Estabeleça o “look” de sua marca no Instagram

Estabelecer o visual da sua marca no Instagram significa criar uma sensação de consistência visual na plataforma.

A consistência visual é importante porque torna as imagens da sua marca instantaneamente reconhecíveis em um mar de outros conteúdos.

Isso aumenta a chance de que as pessoas se envolvam (por exemplo, gostem ou comentem) com seus posts.

Já que seu objetivo é fazer com que os usuários do Instagram parem de rolar quando virem sua imagem, por isso quanto mais instantaneamente reconhecíveis suas fotos, melhor.

Isto pode ser conseguido usando o mesmo filtro em cada imagem, sem exceções.

4. Ter metas claramente definidas

Se você não criar metas, você não saberá se o seu investimento em Instagram Marketing está valendo a pena.

Criar metas começa com a escolha das métricas certas para medir o seu sucesso. Estes se dividem em duas categorias:

  • Métricas de “vaidade” (por exemplo, gostos, comentários, ações, seguidores)
  • Métricas de “Negócio” (por exemplo, alcance, engajamento, tráfego, lead-gen, receita-gen)

A primeira dir-lhe-á se o seu conteúdo está em ressonância com o seu público-alvo. As métricas de vaidade também o ajudarão a medir a sua presença no Instagram em relação aos concorrentes.

Esta última irá ajudá-lo a rastrear e entender como a mídia social está contribuindo para seus resultados de negócios mais amplos.

Ambos são importantes em seu próprio direito, e devem ser seriamente considerados antes de lançar um Instagram de Negócios.

Para ajudá-lo a pensar na sua agenda - e nas métricas que finalmente a definem - nós elaboramos um plano que descreve como definir e alcançar os objetivos das mídias sociais.

5. Domine as características pouco conhecidas e os hacks

Sabia que pode:

  • Mude a cor das letras ou palavras individuais para que o seu texto se destaque?
  • Esconder sua história de usuários específicos para criar mensagens segmentadas?
  • Adicionar quebras de linha em sua biografia para facilitar a leitura?

O Instagram é uma plataforma profunda e rica em recursos que qualquer pessoa pode usar para criar conteúdo exclusivo.

Dominar esses recursos e hacks pouco conhecidos vai garantir que você está usando o Instagram em todo o seu potencial, criando conteúdo para alguém e não para qualquer um.

Como vê, existem várias dicas para você aproveitar ao máximo esta rede social.