Controle financeiro, por que você ainda não começou o seu?

Controle financeiro, por que você ainda não começou o seu?

Aprender a controlar o dinheiro é de suma importância para qualquer pessoa, pois quando você administra adequadamente seu salário evita dívidas que podem levar à restrição de crédito, diminui os gastos movidos pelo impulso e ainda melhora a sua qualidade de vida visando um futuro melhor.

Confira abaixo dicas para realização do seu controle financeiro.

Planejamento financeiro

Com o auxílio de um sistema de controle financeiro pessoal você pode começar a ter uma organização financeira que fará toda a diferença em sua vida. Mas para isso, é preciso que você se comprometa a registrar diariamente suas despesas organizando-as em fixas, variáveis e extras.

O primeiro passo é incluir os gastos que você tem mensalmente envolvendo saúde, habitação, educação, transporte e alimentação. No segundo passo você acrescentará suas despesas mensais que podem variar seja em valor ou quantidade, como os cuidados pessoais, por exemplo.

A medida que estes valores forem se confirmando no mês, basta altera-los também no seu sistema de controle financeiro.

Por fim, deve-se registrar os gastos esporádicos, que podem acontecer mas não são garantidos, como possíveis manutenções ou prevenções no seu carro ou residência, um lanche, um sorvete, etc.

Análise dos gastos

Quando você passa a entender como está gastando o seu dinheiro e para onde ele está indo é mais ágil analisar e reduzir custos.

Afinal, grande parte dos seus gastos são extras e provém de despesas adicionais que muitas vezes são motivadas por impulso ou uso descontrolado do cartão de crédito e afins.

Portanto, utilize os relatórios de gastos mensais para identificar quais deles são realmente imprescindíveis e quais são dispensáveis. Quando você chegar a um valor final, será este a sua meta de orçamento mensal que você deverá seguir para evitar desperdiçar dinheiro ou pior: fazer dívidas.

Defina metas

Uma vez que você tenha um maior controle sobre seus gastos e mantenha um planejamento financeiro constante é possível alcançar objetivos pessoais e profissionais com mais facilidade.

Isso porque com o orçamento controlado e sem surpresas você sabe por quanto tempo precisa poupar ou investir para atingir suas metas, como a quitação de um débito ou até mesmo começar a investir seu dinheiro.

Conclusão

Você tem muito mais a ganhar do que a perder controlando suas finanças.

Deixe o comodismo de lado e se esforce um pouquinho, você verá como esta simples atitude pode transformar a sua vida.

Se você ainda não conhece nenhum site de controle financeiro pessoal, clique aqui e confira algumas sugestões.