Confira 5 dicas para montar um negócio na internet

Confira 5 dicas para montar um negócio na internet

O empreendedorismo tem conquistado o mundo virtual e qualquer pessoa com um pouco de capital e tempo disponível pode montar seu próprio negócio na internet. Quando se fala de comércio eletrônico muitas pessoas logo associam a ideia de uma loja virtual, mas o ambiente virtual é muito mais amplo.

Existem diversas oportunidades de negócios para montar na internet, que dependem muito mais de uma boa ideia do que propriamente recursos investidos ou tecnologia. O segredo em conseguir seu espaço na internet está em identificar seu público-alvo e lapidar o negócio para atender a esta demanda.

Nichos específicos que, eventualmente, ainda não estão sendo explorados pela grandes empresas, ou passaram despercebidos, ou mesmo ainda não estão totalmente maduros, podem ser uma excelente oportunidade para quem está buscando uma oportunidade de investimento na internet.

Por isso, elaboramos algumas dicas de como montar um negócio na internet e se destacar num mercado cada vez mais competitivo. Confira!

1. Transforme um hobby em um negócio lucrativo

Você seria feliz trabalhando em algo que realmente gosta? Pois é, muitas pessoas estão tirando suas ideias do papel e aproveitando seus hobbies para faturar. Mas, antes de largar seu emprego ou mesmo investir todas as fichas em um “negócio dos sonhos”, avalie se o seu hobby realmente trará o mesmo nível de satisfação se virar negócio.

Lembre-se de que não será mais algo que você faz esporadicamente, e passará a ocupar boa parte do seu tempo. Por isso, faça uma boa análise do que você gosta e que, ao mesmo tempo, seja rentável.

Além disso, muito mais que gostar de um nicho para abrir o próprio negócio, é preciso saber se você tem mesmo as habilidades necessárias que o empreendimento requer. Gerar resultados e alcançar uma boa lucratividade se torna mais fácil quando se está engajado naquilo que se faz. Aqui vale o famoso ditado:

Escolha um _**trabalho**_ que você ame _**e não terá**_ de _**trabalhar**_ um único dia de sua vida.

2. Realize um bom planejamento

Não importa se o negócio é um empreendimento virtual ou físico; se você fez uma boa análise do seu hobby, e acredita que tem potencial para ser sua fonte de renda e ainda ser feliz trabalhando nele, comece por um bom planejamento. O erro de muitos empresários, ao se lançarem no mercado virtual, é não planejar o negócio.

É preciso saber se o nicho é realmente rentável, se tem mercado, se existem pessoas que gostariam de pagar por seu produto/serviço, quem é a concorrência, como ela se posiciona, o que pode-se trazer de valor agregado, quais as oportunidades que se pode tirar e para quais ameaças tem que se estar preparado.

3. Crie e promova um produto/serviço

Existem dois caminhos para quem quer se lançar no mundo dos negócios virtuais:

  • criar um produto/serviço para vender;

  • promover um produto/serviço de terceiros para faturar com comissão.

Seja qual for a escolha, o caminho deve ser muito bem traçado para se chegar no resultado desejado. É preciso ficar atento a cada detalhe, desde a hora que o cliente visita a loja até o pós-atendimento — design, formas de pagamento, disposição dos produtos, e tantos outros detalhes que devem tornar a experiência do cliente prazerosa.

4. Prepare-se financeiramente

Defina muito bem seu orçamento e saiba qual será o custo do seu negócio. É preciso estar preparado e ter muito bem estruturado o ambiente virtual de trabalho — talvez mais do que qualquer outro tipo de empreendimento.

Estruturar um bom plano de negócios pode ajudar a lidar com os desafios do ponto de vista financeiro, principalmente no começo, já que e natural para quem está começando é que a empresa não traga tantos ganhos. Estabeleça um horizonte (1 a 5 anos) e veja tudo que precisa investir para que realmente o negócio decole. Faça testes e avalie se realmente o empreendimento tem potencial.

5. Tenha diferenciais competitivos

Não seja mais um ao lado de milhares iguais a você; crie um diferencial e se destaque frente a concorrência. Estabeleça estratégias de vendas, promoções, ofertas, invista no Marketing Digital — enfim, faça o cliente olhar a sua loja virtual como única e especial.

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