Como saber se um imóvel é um bom investimento?

Como saber se um imóvel é um bom investimento?

Um imóvel pode ser um bom investimento para quem quer algo mais seguro e com certa rentabilidade garantida. Mas é preciso escolher bem e se atentar a diversas variantes que podem tornar a aquisição de um imóvel um investimento bom ou um péssimo negócio.

Ao contrário do que se pensa, nem todo imóvel apenas se valoriza e tem uma taxa de lucro garantida. É preciso considerar fatores como momento de compra, outras opções de investimentos e, ainda, não estabelecer ligações com o imóvel que vão além da comercial. Por isso, tenha bastante atenção.

Veja essas dicas que vão lhe ajudar a não ter prejuízo no momento de comprar um imóvel.

Tenha foco apenas no lucro

Ao adquirir um imóvel, seja para moradia, seja para investimento, muitos proprietários podem se apegar à propriedade, aceitando inclusive pagar mais por determinados confortos ou a aceitar algum problema relacionado ao imóvel por considerá-lo bom, pela localização, vizinhança ou estado da construção. Da mesma forma que ocorre com outros investimentos, não se deve haver nenhuma ligação emocional com a propriedade, que tem que ser adquirida com o objetivo claro de se obter lucro.

O que deve ser realmente considerado é a opinião do mercado sobre o imóvel. Se o ambiente está aquecido e existe uma grande demanda na região onde você deseja fazer a aquisição, a chance de sua propriedade se valorizar e dar mais lucro é muito maior.

O melhor momento de compra

O momento certo de comprar um imóvel pode ser crucial para definir o retorno financeiro que se terá na aquisição. É necessário prestar atenção às boas oportunidades para adquirir uma propriedade abaixo do valor de mercado, ou pelo menor preço possível na região.

É muito importante fazer uma boa pesquisa sobre o preço dos imóveis da região, imóveis com características semelhantes e, além disso, estar atento a índices econômicos que influenciam no mercado imobiliário, como o preço da inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M, que regula o preço dos aluguéis), entre outros. Confira se esses índices estão em alta ou em baixa, para verificar se o mercado está favorável ou não e quais são as melhores oportunidades para pagar um bom preço por um imóvel que terá bom retorno financeiro.

Avalie os custos de oportunidade

Antes de adquirir um imóvel, o que exige dinheiro, é necessário avaliar quais outras oportunidades se tem de investimento e, dentre as opções, se o imóvel é a mais rentável e com chances de dar mais lucro do que as outras.

Ao escolher comprar um imóvel, você pode deixar de investir em fundos de ações ou outros investimentos, por exemplo. Avalie se o imóvel atende ao seu perfil de investimento, mais conservador ou agressivo, e se lhe oferecerá o retorno desejado em valores e prazo que quer. Apenas compre o imóvel se você estiver convencido de que essa é a melhor opção de investimento para você, comportando todos os seus objetivos.

Para você que pretende aprender a ganhar dinheiro investindo em imóveis, recomendamos o E-book “Como investir em imóveis”, que te ensina 14 formas diferentes de ganhar dinheiro com imóveis. Ao adquirir o Livro Como Investir em Imóveis, que atualmente está na promoção por apenas R$49,90, você poderá baixar gratuitamente um pacote de documentos fundamentais para todo investidor imobiliário. São cartilhas, planilhas, manuais, artigos, legislações e relatórios sobre direitos do consumidor imobiliário, dicas para construção de imóveis, dicas sobre loteamento, incorporação, registro de imóveis, terrenos de marinha, dicas sobre contratação de corretores, engenheiros, etc. No total são 49 documentos de grande valor para quem pretende ganhar dinheiro com imóveis. O download é gratuito.

Você acredita que um imóvel é um bom investimento? O que você leva em conta para fazer esse tipo de aquisição? Participe nos comentários!