Como recuperar arquivos excluídos e boas práticas para evitar a perda de arquivos

Como recuperar arquivos excluídos e boas práticas para evitar a perda de arquivos

É unânime, todo mundo tem alguma história de arquivos que se perderam seja por formatação de um pen drive, windows corrompido ou aquele famoso “delete” sem querer. Aí começa a famosa dor de cabeça para descobrir o que foi perdido, será que aquelas fotos da viagem foram excluídas? Tenho backup dos documentos? Minhas planilhas estão salvas no email? São tantos relatos que cada vez mais existem soluções para evitar que você perca todos os arquivos. Soluções de recuperação de arquivos estão cada vez mais populares e é sempre bom ter um no seu favorito para caso de sinistro. Confira as dicas:

Guardar arquivos na nuvem:

O maior problema é ficar refém de dispositivos físicos de uso recorrente, eles são os campeões de problemas, há qualquer momento eles param de funcionar e você perde tudo. Apesar de relatos de pessoas que perderam alguns arquivos após a transição da máquina/dispositivo para o banco de dados online, guardar os arquivos na nuvem ainda é o meio mais seguro para salvar os arquivos, principalmente os mais importantes. Algumas soluções como Google Drive e Dropbox são gratuitas, porém o espaço disponível é limitado. As versões pagas possuem um custo benefício excelente e vale muito o investimento. Ter os arquivos sempre sincronizados pode evitar uma dor de cabeça enorme.

HD externo:

Sim, apesar de citar no início do texto sobre os problemas de confiar em um dispositivo físico, o HD externo pode ser uma excelente opção para guardar seus arquivos. Por não ser o seu disco de uso diário, e não ter um sistema operacional instalado (sistemas operacionais estão no top3 na lista de exclusão de arquivos), ele tem uma vida útil consideravelmente boa e a capacidade pelo custo vale muito o investimento. Você encontra HD externo por R$200,00 por 1TB de espaço. Em caso de problema com o HD, afinal, não sabemos mensurar a vida útil de um dispositivo como esse, você pode optar por um software de recuperação de dados, vamos detalhar abaixo:

Em caso de sinistro:

Se você encontrou este artigo por conta de um sinistro, temos uma solução que vai te ajudar. Os softwares de recuperação de dados estão cada vez melhores e mais sofisticados. É um utilitário que você PRECISA ter sempre a disposição seja para salvar um amigo desesperado, ou para salvar sua pele de uma exclusão acidental. O software da EaseUS consegue recuperar dados de diversas extensões diferentes como: documentos, fotos, músicas, vídeos e recuperar vídeos excluídos e a recuperação pode ser feita em PC/Laptop, mac, HD, cartão de memória, câmera, recuperação de arquivos em pendrive e outros dispositivos móveis em apenas 3 cliques.

O programa facilita o trabalho de recuperação dos seus arquivos e você tem a segurança de não sobrescrever dados originais. Com os arquivos exibidos, você pode filtrar os resultados da verificação por tipos de arquivos e a recuperação pode ser seletiva, optando só pelos arquivos que você realmente deseja recuperar.

Aproveite as dicas para colocar seus arquivos em dia, separe os backups e evite dores de cabeça desnecessárias. Em caso de problemas, opte por um software especialista em recuperação de arquivos.