Como evitar compras a prazo pode te ajudar a sair do vermelho nas finanças?

Como evitar compras a prazo pode te ajudar a sair do vermelho nas finanças?

Parcelar, na maioria das vezes, é uma grande vantagem para pessoas que não podem pagar a quantia total do bem que desejam adquirir. Mas, em alguns casos, o consumidor contrai dividas por não ter os valores suficientes para quitá-las. A consequência é ficar no vermelho, perder o poder de compra e, ainda, ter seu nome incluído no sistema de proteção ao crédito.

O que muitos podem não saber é que a mudança de hábito pode impactar diretamente na vida financeira. Com algumas medidas, torna-se possível nunca mais acumular dívidas ao parcelar suas operações. Nesse artigo iremos explorar exatamente isso: como evitar compras a prazo pode te ajudar a sair do vermelho nas finanças.

Planeje o seu orçamento

O que torna uma pessoa devedora pode não ser a compra a prazo. Em grande parte dos casos é a falta de planejamento financeiro e entendimento sobre o próprio orçamento. Assim, acumulam-se inúmeras dívidas e criam-se novos credores.

Planeje-se. Tenha um sistema de controle financeiro para pessoas físicas. Ele mostra o quanto você ganha e a perspectiva geral: se fechará no azul ou no vermelho. Esse é o primeiro passo.

Aumento do poder aquisitivo

Evitar compras a prazo pode te ajudar a sair do vermelho nas finanças, porque dessa forma você sabe exatamente quanto de dinheiro tem na carteira. Como isso se dá? De maneira simples e direta: suas contas não terão juros do parcelamento e, ainda, é possível ganhar um desconto ao fazer a compra à vista.

Com mais poder de compra, torna-se a direção certa para ficar no azul nas finanças. O que iria gastar antes pelo mesmo produto ou serviço pode ser utilizado em contas mais prioritárias, como aquelas que possuem juros exorbitantes.

Está no vermelho? Renegocie

Dívidas que estão acumuladas a muito tempo podem ser uma dor de cabeça gigante – e comprometer grande parte das finanças pessoais. O segredo, aqui, é básico: renegocie as dívidas com seus credores, buscando ficar no verde. Quase todas as empresas preferem receber algo do que nada, renegociar sempre é uma opção válida. Se as parcelas estão difíceis de pagar, acumule uma quantia, chegue com ela para renegociar e encontre a melhor forma.

À prazo: nenhuma chance de dívida

Se você evita fazer compras a prazo, então as fará à vista. E isso tem uma consequência direta: você não terá nenhuma dívida e, assim, dificilmente estará no vermelho. A aquisição em uma única parcela é sinônimo que você já tem a dívida quitada.

Paciência e planejamento são indispensáveis nesse sentido: acumular o montante total para comprar o que tanto deseja evita as compras a prazo, dá desconto e traz a melhor vantagem de todas – você começa a ter controle do seu próprio dinheiro.

Você realmente precisa disso agora?

Comida, medicamentos, água, energia elétrica, gás. Tudo isso é indispensável. Por outro lado, você precisa trocar a televisão agora? O guarda-roupas está tão velho que não pode esperar mais alguns meses? O seu carro deixou de cumprir as funções básicas? São perguntas fáceis que podem evitar contrair grandes dívidas. Fique atento!

Precisando de um gerenciador financeiro online? Clique aqui e conheça agora!

##