Como aprender a juntar dinheiro?

Como aprender a juntar dinheiro?

Se você é daquelas pessoas que têm dificuldades de organizar suas finanças, mas que deseja economizar para o futuro, saiba que essa realidade está mais próxima de seu dia a dia do que você imagina. Para juntar dinheiro não há nenhuma fórmula mágica, basta ter disciplina e seguir algumas dicas simples, que mudarão seus hábitos cotidianos e garantir mais economia no final do mês. Quer saber como? Confira nossas dicas sobre como aprender a juntar dinheiro:

 Invista em aplicações com menos liquidez

Prefira investir em aplicações que exigem alguns dias ou meses de antecedência para que seja possível o resgate. Assim, você fica menos tentado(a) a tirar dinheiro de suas aplicações para cobrir gastos com outros tipos de despesas, que poderia ser evitadas.

Realize aplicações já no início do mês, assim que receber

Recebeu o salário? Aproveite para separar o valor que gostaria de economizar (em geral, 10% a 15% da renda) e já realizar aplicações de uma vez. Deixar para fazer isso no final do mês, após todos os gastos e despesas, é garantia de pouco dinheiro economizado.

Encare seus rendimentos como incentivo a economizar ainda mais

Um bom incentivo para se manter na economia é acompanhar de perto o rendimento de cada uma de suas aplicações. Elas variam muito de acordo com o tipo e a instituição financeira, por isso é importante pesquisar, ficar de olho nos rendimentos e acompanhar qualquer mudança.

Evite parcelamentos

Parcelar compras no cartão é uma péssima escolha para quem quer juntar dinheiro, porque estende seus pagamentos por meses e cria um ciclo constante de dívidas, que dificilmente diminuem. Procure, na medida do possível, realizar compras à vista.

Mantenha um controle financeiro e orçamentário realista

Não adianta querer ficar milionário no primeiro mês de economia. É preciso ter um controle financeiro realista, de acordo com suas possibilidades de economia, mas também de gasto. Procure não se privar demais, caso contrário não terá tantos incentivos para continuar com o plano de economia.

Utilize a tecnologia a seu favor

Juntar dinheiro também envolve controle de gastos, classificação de despesas, planejamento financeiro e orçamentário, estabelecimento de metas, etc. Tudo isso pode ser feito por ferramentas online de controle financeiro, como o Meu Dinheiro Web. Experimente e use a tecnologia a seu favor!

Estabeleça metas (e cumpra)!

Tenha metas de economia como incentivo a economizar. Elas podem te ajudar a ter mais disciplina na hora de juntar dinheiro, porque quem está prestes a sair da meta lembra-se dos limites de gastos e acaba se controlando para não prejudicar as contas.

Reavalie seus gastos

Alguns de seus gastos podem ser revisados, diminuídos e até mesmo cortados. Por exemplo: você precisa mesmo de um pacote completo de TV a cabo? Por que não assinar pacotes mais básicos e assinar outros serviços mais em conta, como o Netflix? O mesmo pode ser feito com outros gastos pessoais, como escolha do automóvel, por exemplo.

Evite compras por impulso

Pense duas vezes antes de realizar uma compra. Compras por impulso são as maiores inimigas de quem quer aprender a juntar dinheiro, já que fazem você estourar rapidamente o orçamento. Para evitar que isso aconteça, só vá às compras em shoppings na época de promoção, e nunca faça o supermercado sem uma lista de compras em mãos.

Crie o hábito de negociar e pedir descontos

Não é vergonha nenhuma saber negociar e pedir descontos, principalmente para compras à vista. Todos ganham com essa forma de pagamento, então não há por que deixar de pedir um desconto do vendedor.

Com essas dicas sobre como aprender a juntar dinheiro em mãos, que tal colocar algumas dessas sugestões em prática? Aproveite para comentar aqui no post caso você tenha alguma dúvida, ou outras dicas para os leitores!