Carro novo X Seminovo: Qual traz menos impacto pro seu bolso?

Carro novo X Seminovo: Qual traz menos impacto pro seu bolso?

Na hora de comprar o tão desejado carro é provável que surja aquela dúvida: melhor investir em um carro novo ou comprar um seminovo? Existem vantagens e desvantagens nos dois casos, mas tudo irá depender de alguns fatores que você deve ter em mente antes de fechar negócio. Veja algumas dicas para saber qual dos dois traz menos impacto para o seu bolso.

As vantagens de comprar um carro novo

Comprar um carro novo é uma sensação única. E o mais importante é que você sabe que está adquirindo um produto que acaba de sair da loja e com tudo funcionando perfeitamente. Isso significa que pelo menos nos primeiros anos você quase não terá custos de manutenção.

Você também terá um período maior de garantia do que adquirindo um seminovo. Além disso, existem as facilidades de documentação ao adquirir um veículo novo. Como você será o primeiro dono não precisa fazer nenhum tipo de transferência e outros processos burocráticos para colocar o carro no seu nome.

As desvantagens de comprar um carro novo

A principal desvantagem é o preço. Os carros novos possuem um valor mais elevado justamente por ser um produto que acaba de sair da loja. Além disso, no momento em que você comprar o carro ele já perde valor assim que sai da concessionária. Portanto, a outra desvantagem é que ele desvaloriza após a compra.

As vantagens de comprar um carro seminovo

O carro seminovo também traz grandes benefícios. A vantagem de comprar um carro seminovo é justamente por ele ser mais barato, já que pode ter até três anos de uso. Você pode inclusive adquirir um modelo mais potente pelo mesmo valor que um carro novo mais simples. Como não faz muito tempo que ele saiu da loja você provavelmente não gastará muito com manutenção no início.

As desvantagens de comprar um carro seminovo

Uma das desvantagens é que você terá um pouco mais de trabalho para pesquisar um veículo em condições ideais. Também terá mais trabalho com a documentação. Além disso, você precisa analisar bem o veículo para se certificar de que o produto não apresenta nenhum problema decorrente do uso. Portanto, você precisará de um tempo maior para verificar o veículo e investigar se está em boas condições, fazendo um teste ou solicitando a avaliação de um mecânico.

Qual traz menos impacto pro bolso?

Certamente você terá grandes benefícios ao adquirir um carro novo ou seminovo. O carro novo tem um custo maior no início, mas você economizará por um tempo com manutenção e ainda terá um prazo maior de garantia. É uma boa opção para quem quer ficar com o veículo por um tempo sem trocar.

Já o seminovo sai por um valor mais barato e tem a vantagem de ter sido pouco usado. Porém, você precisa de bastante atenção para escolher um veículo em boas condições. É preciso tomar cuidado para se certificar de que o preço mais em conta não esconde nenhum problema com o veículo.

Entre vantagens e desvantagens, o impacto no bolso vai depender de qual é o seu objetivo com o carro, qual o tempo disponível que você tem para escolher o veículo e por quanto tempo você quer ficar com ele. O importante é manter a calma e não agir por impulso.

Para ler mais artigos como esse, acesse nosso blog.