Atitudes que prejudicam o seu controle financeiro

Atitudes que prejudicam o seu controle financeiro

Sonhos e metas fazem parte da vida de todas as pessoas, pois as realizações são como um motorzinho que fazem que todos tenham o que perseguir e assim levar a vida para frente. Contudo, para que estes planos sejam alcançados o controle financeiro se torna uma peça importante para ter resultados frutíferos. Seja comprar uma casa, um carro, abrir um negócio, viajar e ter mais conforto para você e família, tudo isso somente é possível sendo responsável com suas finanças.

Para que os seus ganhos e gastos estejam sempre ajustados e que ele seja rentável para investir em si e nos negócios, conheça seis atitudes que prejudicam o seu controle financeiro:

Comprar por impulso e não por necessidade

Passar em frente a uma vitrine ou pelas gôndolas dos mercados, acessar um site de promoções, o desejo de compra exerce um poder fortíssimo nos consumidores. Entretanto, o impulso é um dos principais vilões para aqueles que querem economizar e pagar as suas contas no fim do mês. As necessidades devem sempre estar à frente das vontades.

Parcelamento em muitas vezes

Diferente de muitos países de características de forte consumo, o Brasil tem a cultura dos parcelamentos dos valores das compras de produtos e serviços. O que pode ser bem vantajoso quando não se tem todo o valor, também traz o revés de perder de vista seu real orçamento. Isso porque se compromete a sua renda no presente e pelo próximo futuro. Comprar à vista pode garantir descontos.

Não ter prioridade em saldar dívidas altas

O comprometimento com dívidas altas é um dos maiores perigos para os consumidores. Veículos, imóveis, viagens e investimentos nos negócios são algumas das apostas que vazemos em algum momento da vida. Estas devem ser prioridade na hora de separar o dinheiro para saldá-las, quem não age assim normalmente fica no vermelho e tem seu nome incluído no SPC. Estes valores devem ser os primeiros a serem pagos no mês.

Ser ansioso no orçamento e nos gastos

Aqueles que querem empreender e ter uma reserva de dinheiro para atender aos seus planos e sonhos precisa ter paciência. Fazer o dinheiro render não é fácil e nem rápido. Um dos maiores erros é estar ansioso para cumprir as metas e acabar investindo errado o seu dinheiro. O resultado acaba sendo ficar sem recursos e comprometer tudo o que estava poupando ou então não conseguir honrar com as dívidas mais importantes.

Não estar atento aos juros e multas

O descontrole financeiro faz com que se paguem juros e multas que se tivesse saldado as contas corretamente, não seriam necessários. Para as empresas esta questão é ainda mais delicada, uma vez que incidem diversos tipos de impostos e tributos sobre os serviços prestados e os produtos produzidos. Ser inadimplente traz muitos problemas para os seus negócios e abala a confiança dos clientes nela, sem esquecer que vira uma bola de neve.

Investir sem ter reserva financeira

Dar o passo seguinte em favor da tranquilidade financeira pessoal ou da consolidação de sua empresa tem que ser pensado e planejado nos mínimos detalhes. Contudo, muitos ainda insistem em fazer grandes investimentos sem calcular os riscos e sem ter reserva financeira. O resultado de agir assim é levar o orçamento pessoal a um caos financeiro e uma empresa à falência.

Acompanhe os nossos textos sobre finanças e conheça mais sobre o assunto. Acesse o site e fique por dentro de nossos serviços!

Precisando de um gerenciador financeiro? Clique aqui e conheça agora!