Afinal, qual a importância do blog corporativo para o sucesso do meu negócio?

Afinal, qual a importância do blog corporativo para o sucesso do meu negócio?

Essa é uma pergunta que possui tantas respostas e argumentos que acaba se tornando difícil de responder. Neste post, vamos abordar alguns dos pontos principais pelos quais o blog corporativo é uma ferramenta essencial para o sucesso do seu negócio.

Antes de passarmos para esses pontos, é importante ressaltar que o blog corporativo, assim como outras metas e campanhas de marketing, precisa estar alinhado à estratégia de marketing e precisa fazer sentido para o negócio. O blog deve ser pensado de forma a levar conteúdo relevante para seus clientes e público-alvo.

Veja a seguir alguns dos principais pontos que respondem ao título deste post!

Melhorar o SEO com o blog corporativo

Vamos começar dizendo que, para tornar o seu site um ativo valioso para o marketing, é preciso que as pessoas o visitem. Além de alguém digitar a URL e ir diretamente para o site de sua empresa, o que é bem improvável de acontecer, mesmo com um cliente frequente, existem diversas formas pelas quais as pessoas podem ver o seu site. Uma delas, e talvez a principal, é por meio das ferramentas de busca.

Em geral, quanto mais páginas o seu site tiver, maior a probabilidade que você seja ranqueado no Google, por exemplo. O problema é que você não quer apenas jogar um monte de páginas no seu site. Além da bagunça, você não ofereceria uma boa experiência para o usuário e ainda seria penalizado pelas ferramentas de busca.

Assim, o blog corporativo é uma excelente solução para esse problema. Toda vez que você posta um blog post, você cria uma nova página em seu site, ou seja, mais uma oportunidade para que seu site seja ranqueado nas ferramentas de busca, preferencialmente relacionado a assuntos e palavras-chave que tenham sentido para a sua empresa e o seu público-alvo.

Aumentar o desempenho nas redes sociais

Você pode aplicar essa mesma lógica para outros canais digitais. Por exemplo, sempre que você publica um novo blog post, é mais uma oportunidade para que alguém compartilhe esse conteúdo nas redes sociais, deixando sua empresa em evidência para mais pessoas. Também é uma oportunidade para que outros sites deem referências ao seu conteúdo, contribuindo ainda mais para o SEO.

Ajudar a estabelecer autoridade

Os melhores blogs corporativos respondem às perguntas frequentes que os leads e os clientes possuem. Se você consistentemente cria conteúdo que ajuda seu público-alvo, isso vai auxiliar sua empresa a se tornar uma referência para eles. Isso é especialmente importante como ferramenta para o pessoal de vendas e de serviços.

Baixar o custo, aumentar o retorno

De forma resumida, o blog corporativo é uma alternativa de baixo custo para criar oportunidades para tornar o seu site mais visível para as pessoas que você espera que o encontrem e o visitem, consequentemente, gerando novos leads e clientes para o seu negócio.

O blog também serve para que sua empresa tenha um “rosto”, assim, as pessoas podem conhecer melhor a cultura da empresa – o blog corporativo é uma boa ferramenta para o relacionamento com os clientes. Ao publicar conteúdo de relevância para seu público-alvo, sua empresa também se torna uma referência na área, auxiliando no processo comercial.

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