7 técnicas para aprender a negociar

7 técnicas para aprender a negociar

Encontrar os melhores descontos, visualizar boas oportunidades de negócio, formar melhores parcerias de trabalho: tudo isso tem a ver com saber negociar. Essa é uma arte que não é fruto de sorte ou de carisma, mas que pode muito bem ser aprendida e usada em favor do negócio. Quer aprender algumas técnicas que vão te ajudar a negociar melhor? Pois confira agora mesmo o nosso post:

Seja paciente

Saiba que saber esperar pode ser uma grande virtude no mundo dos negócios. É importante não ser impulsivo e nem desesperado, para não  desperdiçar dinheiro no presente ou perder melhores oportunidades no futuro. Avalie os cenários com calma e sempre aja de acordo com seu planejamento.

Entenda seus limites

Você corre o risco de fazer um mau negócio com seus interlocutores na mesa de negociação se não souber com exatidão até onde pode ir. É essencial ter uma ideia precisa da perspectiva em que a situação financeira de sua empresa se encontra, a fim de descobrir até onde você pode ceder ou arriscar.

Crie uma atmosfera agradável

Quando o ambiente é agradável, as pessoas se tornam menos tensas para tratar de assuntos corporativos e negócios. O clima estressante pode ser muito prejudicial para que as negociações se desenvolvam de maneira propícia para ambos os lados da mesa. Portanto, para fazer negócio, proponha encontros em ambientes mais amenos e que tragam algum tipo de prazer — como, por exemplo, um almoço ou um café em um restaurante. É importante sair um pouco da sala de reunião.

Seja um bom ouvinte

Todo bom negociador sabe escutar, porque só assim é possível encontrar na fala do interlocutor tudo o que ele tem a oferecer. Dessa maneira, é possível se inteirar bem acerca dos argumentos das outras partes envolvidas na negociação, a fim de ter mais base de análise para contrapô-los.

Aplique o princípio do ganhar-ganhar

Quando todos saem ganhando em uma negociação, além de ser mais fácil de fechar o negócio, há mais satisfação de todas as partes. Por isso, é conveniente que você procure fazer uma negociação justa, em vez de tentar somente trazer mais benefícios e vantagens para si mesmo. Se você ganhar e as outras partes também ganharem, as parcerias poderão durar mais tempo.

Não entregue tudo de si desde o começo

Às vezes, ter uma carta na manga pode ser uma peça fundamental na negociação. Portanto, não entregue para a outra parte todas as vantagens que você tem a oferecer desde o princípio. Uma negociação deve acontecer devagar — por isso, é importante saber os próprios limites e planejar mostrar sua oferta de forma gradual.

Estabeleça compromissos

É muito importante estabelecer laços de confiança com seus interlocutores. Só que, assim que uma negociação chega ao final, é essencial ir além das palavras ditas e fazer um ajuste por escrito. A formalização do resultado da negociação vai trazer segurança jurídica para todas as partes envolvidas no negócio, além de criar um comprometimento formal das pessoas com aquilo que foi combinado.

Agora nos conte se você já utiliza alguma dessas técnicas de negociação em seu dia a dia! Sabe de alguma outra dica relevante que ficou de fora? Compartilhe conosco sua experiência e enriqueça o post!