7 Erros que você não deve cometer ao comprar um imóvel

7 Erros que você não deve cometer ao comprar um imóvel

Quando decidimos comprar um imóvel, muitas coisas surgem na nossa cabeça, entre elas a dúvida sobre quais são os principais erros que não podemos cometer ao adquirir a tão sonhada casa própria. Mas antes de pensar nos erros, sabemos que o desejo de comprar a casa própria é um sonho a maioria das pessoas carrega há muito tempo. E para não transformar esse momento em um verdadeiro desastre, confira os principais erros que você não deve cometer ao comprar um imóvel:

Comprar um imóvel fora do seu padrão financeiro

É importante ficar atento ao comprar um imóvel, pois quando imaginamos que o valor do imóvel está compatível com a nossa renda e a parcela se encaixa no padrão financeiro, podemos acabar comprando uma casa que exija despesas muito mais altas do que o nosso orçamento. Lembre-se de que, ao encarar um financiamento, você terá uma parcela da sua renda diminuída e isso será por muito tempo. Portanto, busque pensar que o seu padrão de vida não vai mudar, você é quem mudará de casa, ou seja: tenha cuidado para não exagerar.

Não ter um bom planejamento

Ter um plano de vida é muito importante e, quando se trata de comprar a casa dos sonhos, é importante planejar também. O primeiro passo é pensar que esse imóvel adquirido hoje poderá ser útil pelo resto de sua vida. Analise: você hoje está solteiro (a), mas um dia pode casar e querer ter filhos. Caso o imóvel que você queira adquirir seja pequeno, como os que o mercado imobiliário vem oferecendo, com até 50m², ele poderá ser insuficiente para quando a sua família se formar. Portanto, pense sempre no futuro e planeje o que você realmente deseja para os próximos anos.

Não pedir opinião

Existem pessoas que não gostam de receber conselhos e ajuda. Mas quando se trata de comprar a casa própria, esta regra deve cair por terra, pois a ajuda da família e parentes próximos é extremamente importante. Lembre-se de que a compra de um imóvel envolve muitos detalhes e um corretor está pronto para lhe seduzir e mostrar que aquela casa pode ser seu palácio, porém sabemos que pode não ser bem assim. Por isso, outras pessoas que lhe conhecem e conhecem seus hábitos são bem-vindas para uma visita. Portanto, peça opinião, questione.

Não acreditar em golpes

Você pode ter confiança e acreditar que não cairá em um golpe, no entanto, existem muitas pessoas dispostas a aplicá-lo. Então comece verificando se a pessoa que está vendendo o imóvel é realmente o proprietário. Exija documentos que comprovem que a pessoa pode vender o imóvel, aproveite e tire cópias da matrícula do imóvel, assim como uma cópia da Certidão de ônus no cartório de registro. Atenção: lembre-se de que a escritura do imóvel é diferente dessa matrícula e de que você nunca deve depositar dinheiro em contas de terceiros sem que o negócio esteja claro. Aproveite e verifique se o imóvel pode realmente ser vendido— essa informação pode ser colhida na matrícula do imóvel.

Comprar o imóvel sem conhecer todos os donos

Pode parecer estranho, mas é importante você saber se há mais de um dono do imóvel desejado. Em alguns casos, cônjuges tentam vender os bens antes de um divórcio para evitar a “perda” de dinheiro. Da mesma maneira, um herdeiro pode tentar vender sem que os outros saibam para não precisar dividir a herança. Por isso, fique atento e converse com todos os proprietários, caso haja mais de um.

Comprar o imóvel sem conhecer bem sua vizinhança

Lembre-se ainda de visitar o imóvel em vários horários diferentes e, inclusive, se informar se a vizinhança é boa e se o local não é perigoso. É possível que seu imóvel esteja localizado próximo a alguma empresa ou um bar que faça muito barulho e atrapalhe sua tranquilidade.Também não se esqueça de pesquisar preço no mercado e ver outras opções, nunca se fixe somente em um imóvel.

Leia todo contrato

E por último, muita atenção: nunca assine nada sem ler todo o contrato, inclusive as letras miúdas. Você precisa estar ciente de tudo o que pode acontecer no decorrer das negociações. Entender cada item do contrato é fundamental para evitar que a compra do seu imóvel não se torne um verdadeiro pesadelo.

Depois de ver essas dicas você já é capaz de ir atrás de seu imóvel perfeito e não cometer erros que poderão trazer dores de cabeça futuras. Na dúvida procure um advogado ou alguém com conhecimento capaz de lhe auxiliar. Ao seguir essas dicas, você vai perceber o quão difícil é comprar um imóvel, mas ao dar os passos certos, você perceberá que estará fazendo um bom negócio!

Você já cometeu algum desses erros? Ou algum outro que não citamos neste post? Compartilhe a sua experiência através dos comentários!

Grande abraço!!!