7 Dicas para baratear o custo do seguro do seu automóvel

7 Dicas para baratear o custo do seguro do seu automóvel

Na hora de comprar um carro tudo pesa: ano, modelo, acessórios extras e, uma das coisas mais importantes, o seguro do automóvel. Isso por que, o preço varia muito de acordo com as especificações do veículo.

Veja agora, algumas dicas que separamos para que você consiga baixar os custos do seu seguro, para que isso não pese tanto no bolso e seja um aliado na sua segurando no trânsito.

**Compre veículos populares: ** Alem de possuírem grandes custos com manutenção, os carros de luxo possuem o valor do seguro auto mais alto. Já os carros populares possuem menos potencia no motor o que fazem com que sejam menos visados por criminosos e possuem baixo valor de seguro. Uma boa escolha para quem se preocupa com a segurança, mas não possui condições financeiras muito grandes.

Invista na segurança tecnológica: Seguradoras costumam cobrar menos quando existem maiores possibilidades de um carro ser encontrado depois de roubados. Dispositivos de rastreamento e localizadores podem diminuir em até 20% o valor do desconto. Porém, cuidado para que o valor dos dois serviços não seja mais caro do que apenas ter um seguro.

Certifique-se que sua garagem também é segura: Se o carro permanecer em garagens seguras, o valor pode diminuir de 5% a 10%. De acordo com Mário Sérgio Almeida Santos, presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros, de Empresas Corretoras de Seguro, Resseguros, de Saúde, de Vida, de Capitalização, de Previdência Privada no Estado de São Paulo (SINCOR-SP), o bônus só é concedido em locais indicados. Confira a política da empresa.

Sexo e Idade: De acordo com dados levantados pelos setores de estatísticas das seguradoras, jovens de 18 anos recém-habilitados representam um risco maior que um adulto com mais tempo de carteira. Outro fator analisado na hora de orçar um preço é o sexo do individuo. Há mais acidentes leves envolvendo mulheres e graves envolvendo homens. Isso faz com que o seguro para mulheres seja mais barato do que para os homens. O preço diferencia de acordo com o carro também.

Serviços Extras: As proteções mínimas oferecidas pelas seguradoras são: roubo, colisão e incêndio. Também recomenda-se ampliar o plano com a extensão para terceiros, mas cabe ao individuo escolher. Qualquer outra assistência acrescentada faz com que o valor do serviço aumente. Por isso, ao montar o seu seguro, escolha as características que possuem maiores chances de serem utilizadas.

**Localização: **Cidades com maior numero de roubos, possui preços mais altos de seguro. Essa diferença pode variar entre os bairros de uma mesma cidade e até mesmo pelas ruas em que circula.

Trabalho: Empregos que demandam o uso do carro fazem com que o seguro seja mais caro do que cargos que fazem com que o profissional passe mais tempo dentro do escritório. Isso ocorre porque um faz com que o veículo passe mais tempo exposto a situações adversas enquanto o outro mantém o carro estacionado em lugares seguros.

Ou seja, ao escolher um seguro, faça comparações entre empresas e verifique qual possui o melhor custo benefício para você. Também é possível montar prévias através de sites disponíveis na internet que mostram valores de acordo com suas necessidades para que você possa comparar quais as melhores ofertas disponíveis.

Sobre o autor: Este texto foi escrito por Henrique Viera e cedido gentilmente a equipe do Finanças Forever.