6 livros para impulsionar a gestão financeira do seu negócio

6 livros para impulsionar a gestão financeira do seu negócio

Ser empreendedor não é uma tarefa fácil. Você precisa ser organizado, inovador, corajoso e muito ligado nas tendências do mercado. Tudo isso não é fácil de executar, principalmente por causa do tempo. Além das muitas atividades todos os dias, você ainda precisa dar conta de se informar.

Para te ajudar nessa tarefa, preparamos uma lista de livros importantes sobre gestão financeira para melhorar a performance do seu negócio. Veja só!

Princípios de administração financeira

Esta obra de Lawrence J. Gitman vai te ajudar a lidar melhor com as finanças do seu negócio. Excelente fonte para qualquer consulta sobre aspectos financeiros, é um livro frequentemente utilizado em graduações ligadas à administração.

O livro traz diversos conceitos, dos mais simples e básicos aos mais complexos, sendo todos prontos para serem aplicados. A obra conta, inclusive, com exercícios.

Editora: Pearson Education.

Gestão de custos e formação de preços

Este livro, escrito por Adriano Leal Bruni e Rubens Fama, é extremamente técnico e vai te ajudar na hora de resolver problemas ligados à contabilidade, gestão de preços e controle das contas (parte essencial do sucesso de uma empresa).

A obra traz dicas diversas de como calcular seu custo e sua margem de lucros, como gerir os gastos e até como utilizar a calculadora financeira.

Editora: Atlas.

Os Axiomas de Zurique

Este livro de Max Guthen traz 28 axiomas (12 principais e 18 secundários) que mostram como realizar investimentos de forma precisa, conhecendo diversos mercados, como o de ações e o de imóveis.

O título é uma referência aos bancos suíços, já que o livro utiliza esse estudo de caso como principal temática para explicar como essas instituições aumentaram estrondosamente seus lucros.

Ele faz um paralelo com condutas e técnicas que o empreendedor deve adotar para maximizar os lucros.

Editora: Record.

Contabilidade e finanças para não especialistas

Este é um título para quem está começando na gestão do seu próprio negócio. Os autores Hong Yon Ching, Fernando Marques e Lucilene Prado trazem conceitos muito importantes para uma gestão financeira eficiente, como gestão de caixa, capital de giro, governança e conteúdos de contabilidade.

Editora: Pearson.

Finanças e estratégias de negócios para empreendedores

Esta é uma obra básica para quem está iniciando seu processo de empreendedor. O autor Steven Rogers estabelece uma relação bem clara entre o mercado financeiro e o mundo do empreendedor.

De forma bem didática, apresenta um caminho para a abertura de novos negócios, principalmente sob o olhar da gestão financeira.

Editora: Bookman.

Finanças para empreendedores e profissionais não financeiros

Este livro também é essencial para empreendedores, já que traz conceitos de contabilidade e finanças para a gestão do negócio. Os autores, Gustavo Gerbasi e Rafael Pachoarelli, mostram como tomar decisões e estabelecer estratégias, de acordo com as informações financeiras do negócio.

Editora: Saraiva.

Viu só? Muitas informações sobre gestão financeira estão disponíveis por aí. Dedique um tempo para os estudos e encontre caminhos para melhorar o desempenho do seu negócio.

Quer sugerir outro livro que não apareceu na lista? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Deixe um comentário!