5 mitos sobre investimento financeiro e como evitá-los

5 mitos sobre investimento financeiro e como evitá-los

Muita gente tem o desejo de investir, mas acaba achando que é uma tarefa impossível e apenas para os que possuem grandes aportes financeiros.

Esse é um dos mitos sobre investimento financeiro que conhecemos e que te impedem de multiplicar aquele dinheiro que você conseguiu poupar.

Mas, como saber se as informações que conhecemos são verdadeiras ou não?

Para isso, preparamos uma lista com os principais mitos sobre investimentos. Assim, você fica mais informado e escolhe os melhores caminhos para o seu dinheiro.

Mito 1 - É preciso muito dinheiro para começar a investir

Como dissemos acima, esse é um mito básico e que precisa ser deixado de lado. Com pouco dinheiro você consegue iniciar um investimento em diversos títulos, como fundos de ações que permitem um início com um tíquete mais baixo ou o Tesouro Direto, por exemplo.

O importante é procurar o título que mais se adéqua a sua realidade, de acordo com montante inicial que você tem disponível.

Mito 2 - A poupança é forma mais segura de investir

Esse mito é bastante comum, seja pela popularidade que a poupança possui ou pela facilidade de se abrir um conta dessa natureza.

Além de não ser verdade o rendimento da poupança está bem abaixo de outras aplicações que possuem nível de segurança igual ou maior. Enquanto ela rende em torno de 6,80% ao ano, as aplicações de renda fixa ficam por volta de 11%.

Um exemplo de investimento que rende mais que a poupança e que é tão seguro quanto é o Tesouro Direto Selic.

Antes de investir, é importante sempre se informar sobre os percentuais.

Mito 3 - Investimento é um jogo

O investimento financeiro é um mecanismo que oferece a possibilidade de aumentar os rendimentos por meio da percepção das tendências do mercado. Portanto, não pense que é um jogo de azar, como apostar em um cassino. Ter conhecimento e experiência no mercado financeiro faz toda diferença.

Bons investidores são capazes de analisar as empresas e projetar seu crescimento de acordo com a situação do mercado.

Mito 4 - Imóveis nunca trazem perda

Temos sempre que lembrar que o mercado imobiliário vive momentos de altos e baixos. Portanto, há, sim, risco no investimento em imóveis. Sem contar que existem fatores que fogem do nosso controle, como a desvalorização de uma determinada área, por exemplo.

E isso, pode influenciar diretamente na valorização do imóvel.

Mito 5 - Aplicações com liquidez diária são melhores

Esse mito também é bastante difundido por conta de um histórico nacional. O brasileiro fica inseguro em não poder retirar o dinheiro diariamente, mas sabemos que isso não é necessariamente ruim.

Investimentos com diferentes possibilidades de liquidez podem trazer melhores ganhos, com igual segurança. Basta estar confortável e informado sobre a escolha a ser feita.

Lembre-se sempre de estudar e obter informações sobre o investimento que irá fazer, isto com certeza reduzirá o risco do seu investimento e fará com que alcance o resultado desejado mais facilmente.

Grande abraço!!!