5 histórias de mulheres empreendedoras para você se inspirar

5 histórias de mulheres empreendedoras para você se inspirar

O mercado empresarial, ano após ano, revela mais mulheres com trajetórias inspiradoras. Elas deixaram para trás o estigma de ‘sexo frágil’ e mostram que, em muitos casos, deixam qualquer empreendedor homem ‘no chinelo’. Por isso, conhecer histórias de mulheres empreendedoras para se inspirar é o primeiro passo rumo ao seu próprio negócio.

Uma característica é comum a todas: a capacidade de adaptação. Além disso, cada história conta com detalhes que fazem a diferença e são um aprendizado para futuras empresárias. Acompanhe abaixo, 5 histórias de mulheres empreendedoras para você se inspirar – e se tornar o próximo case de sucesso.

1. Luiza Trajano, Magazine Luiza

Uma das maiores redes varejistas do Brasil foi fundada por Luiza Helena Trajano: o Magazine Luiza. Ela iniciou cedo sua trajetória no comércio, com 12 anos. Logo após completar os 18 anos, Luiza revolucionou a empresa que herdou.

Engana-se quem pensa que a empreendedora teve vida fácil: ela transformou uma pequena loja regional em uma marca espalhada por todo território nacional. Tudo de forma autônoma e um modelo próprio de negócios, aplicado quando começou a carreira empreendedora.

2. Cristina Junqueira, Nubank

A startup de maior sucesso desta década no Brasil passou pelas mãos da engenheira da produção Cristina Junqueira, uma das sócias e co-fundadora do Nubank. A fintech brasileira, hoje estudo de caso de empresas que estão começando, tem muito de Cristina.

Ela largou a estabilidade do emprego e, após sua demissão, abraçou o projeto moderno e tecnológico do Nubank. A empreendedora é uma história de inspiração principalmente para as futuras empresárias que buscam inovar no mercado moderno/tecnológico altamente competitivo.

3. Mary Kay Ash, Mary Kay

Até quem não usa os produtos de estética e beleza Mary Kay conhece a marca. A fundadora, que deu nome a uma das maiores redes de cosméticos de todo o mundo, presente em mais de 40 países – incluindo o Brasil –, é outra história inspiradora.

Nascida no Texas, EUA, em uma família de classe média no início do século passado. Mesmo com três filhos e uma vida estável, aos 45 anos, Mary Kay Ash deu seu nome à empresa, utilizando todas suas economias – mostrando que sexo e idade não são parâmetros para quem busca o sucesso.

4. Anitta, cantora

Sim, a cantora Anitta pode ser reconhecida nacionalmente e internacionalmente pelas suas músicas, coreografias, shows e toda a parte artística. Mas, seu sucesso pessoal só se deu por uma pessoa: a própria empreendedora Anitta.

Aos 20 anos, a cantora já cuidava de todas as partes da sua carreira, diferente de artistas que tem empresários gerindo os mínimos detalhes. O sucesso empreendedor de Anitta é tanto que ela palestra rotineiramente sobre o tema, falando sobre sua carreira empreendedora, inclusive, na universidade de Harvard, nos EUA.

5. Leila Velez, Beleza Natural

Se você já fez um pedido no McDonalds, saiba que pode ter sido atendido por um case de sucesso inspirador. Leila Velez era atendente da rede de fast-food antes de se tornar uma empreendedora de sucesso em um nicho pouco explorado no Brasil.

Co-fundadora e atual presidente da Beleza Natural, empresa que foi se expandindo durante anos e hoje se tornou referência no tratamento de cabelos crespos e ondulados, Leila mostra que é possível, sim, sair de um balcão para ter seu próprio escritório.

Quer conferir curiosidades e histórias como estas? Confira outros artigos no nosso blog.