5 dicas para passar em um concurso público

5 dicas para passar em um concurso público

A cada dia, cresce o número de pessoas que buscam estabilidade e independência financeira por meio do ingresso no serviço público e o caminho para isso passa pela aprovação num concurso.

Para alcançar essa meta, além da dedicação e da disciplina, é necessário ter a vida financeira em ordem a fim de manter a tranquilidade para estudar. Por isso, quem pretende diminuir sua carga horária de trabalho, ou até mesmo deixar de trabalhar, deve organizar as finanças. Considere tudo isso e siga estas dicas essenciais para passar em um concurso público.

Tenha autoconfiança

O período de preparação para as provas exige do candidato, além de dedicação, uma grande dose de autoconfiança. Os obstáculos serão constantes e o importante é não se deixar desanimar pelos outros.

É preciso ter seus objetivos bem definidos e acreditar na sua capacidade de realização, para não desistir no meio do caminho. Lembre-se sempre de pensar no seu futuro, quando da aprovação no concurso público: a estabilidade, a independência financeira, as possibilidades de crescimento na carreira, etc.

Considere o cargo além do salário

Na hora de escolher o cargo para o qual concorrerá, pesquise sobre as atividades que são desenvolvidas e suas atribuições, e veja se existe relação com sua área de formação. Não fique preso apenas ao salário. Trabalhar em qualquer lugar só pelo dinheiro pode gerar muitas frustrações.

Até o ingresso no serviço público, você deverá traçar um plano de ações com objetivos, estratégias e um cronograma. Você terá que estudar até passar, e isso pode levar vários meses. Nesse período, é preciso organizar seus horários de estudos, entre outras coisas. A vida financeira e os momentos de lazer também precisam estar em ordem. Ter equilíbrio em todas as áreas é fundamental.

Estabeleça um método de estudo

A grande diferença entre as pessoas que passam e as que são reprovadas nos concursos públicos está nas estratégias de estudo que adotam. Nem sempre quem estuda mais sairá na frente. Monte um plano de estudos, escolha um ambiente tranquilo e com boa iluminação.

Uma alternativa para criar o hábito é estudar sempre no mesmo local e horário, o corpo vai se acostumando com essa nova rotina, o que ajudará na sua concentração. Fuja das distrações como televisão ligada, celular, redes sociais, etc.

Siga o conteúdo do edital

De modo geral, o conteúdo exigido nas provas é bastante extenso. Por isso, o caminho é seguir o edital e tomar cuidado para que nenhum item fique sem ser estudado. Para se antecipar, busque os editais anteriores dos concursos para o mesmo cargo que almeja: grande parte do conteúdo costuma se repetir.

Estudar a partir das provas já realizadas também ajuda a conhecer a forma como os assuntos são abordados. E quando o edital for publicado, mantenha o foco no conteúdo programático.

Evite gastos excessivos com livros

Na busca pelo melhor material de estudo, alguns candidatos acabam gastando muito dinheiro com a compra de livros e apostilas. Tome cuidado! O custo é elevado e pode comprometer seu orçamento.

Muita gente acaba se endividando na esperança da aprovação. Existem opções mais baratas como a compra de livros usados e cursos online. Manter a motivação, com o equilíbrio das finanças pessoais é indispensável, e lembre-se: o sacrifício valerá para conquistar sua independência financeira!

Boa sorte!!!