5 dicas para passar em um concurso público

5 dicas para passar em um concurso público

Os concursos públicos têm atraído cada vez mais gente. Não é por menos: quem não sonha com um cargo estável e independência financeira? Com a concorrência tão acirrada, é comum pensar que a aprovação é coisa para gênios. Afinal, só uma pessoa com um intelecto fora do comum consegue estudar tanto e ainda lembrar de tudo na hora da prova, certo?

Errado! Na verdade, qualquer pessoa pode conseguir a tão sonhada aprovação. Basta ter muita força de vontade e se dedicar bastante! Além disso, algumas dicas simples podem ajudar bastante para conseguir uma boa nota. Confira o nosso post de hoje e descubra quais são elas!

Planeje os seus estudos

Qualquer pessoa que já conseguiu passar em um concurso público irá te dar o mesmo conselho: faça um planejamento de estudos. Sem um esquema de organização, muitos concurseiros acabam perdendo tempo estudando matérias que são pouco cobradas e deixando as mais importantes de lado - o que, obviamente, prejudica o desempenho na hora da prova.

Para elaborar o seu planejamento, comece descobrindo quantas horas por dia você tem livres para estudar. Depois, confira no edital quais matérias serão cobradas e o seu peso na prova. Por fim, basta dividir as matérias ao longo das suas horas disponíveis, dando mais tempo de estudo àquelas com maior peso.

Escolha um método de estudo

Com cada vez mais gente interessada em prestar concursos públicos, muitas empresas têm aproveitado para vender métodos milagrosos de estudo. Contudo, a verdade é que isso não existe: o que funciona para um pode não funcionar para o outro.

Por isso, é importante identificar o método de estudo mais adequado para você. Você pode fazer fichas; ler a matéria em voz alta; elaborar resumos… teste cada um e descubra em qual deles o seu rendimento é maior. Você vai ver como os estudos ficarão mais produtivos!

Foque no conteúdo do edital

O conteúdo cobrado nos concursos é bastante extenso, enquanto o tempo de preparação até a prova é escasso. Se você estiver estudando um assunto interessante, as chances de começar a divagar e ir parar em outros temas (nem sempre cobrados na prova) é enorme!

Para tirar o maior proveito dos seus estudos, é importante manter o foco sempre no conteúdo do edital. Tenha esse documento sempre ao seu alcance na hora de estudar e vá marcando os pontos já cobertos.

Não faça dívidas com livros

A quantidade de livros específicos para concurseiros oferecidos no mercado é tão grande que comprar todos acaba sendo uma tentação. Muita gente acaba cedendo a esse impulso pensando “quanto mais material de estudos, maiores as chances de passar!”.

Além de não ajudar em nada, esse tipo de atitude pode comprometer seriamente o seu orçamento! É claro que você ainda deve investir em material, mas busque opções mais econômicas para não acabar no vermelho. Você pode, por exemplo, buscar apostilas online ou apostar em livros usados.

Acredite em si mesmo

A última dica é uma das mais importantes: ter fé em si mesmo. A preparação para concursos é uma fase muito intensa e nesse período é comum ter dúvidas sobre a nossa capacidade - e é aí que a ansiedade toma conta e acaba colocando tudo a perder.

Quando a dúvida ou o desânimo baterem, mantenha o foco nos seus planos futuros. Pense no cargo que você deseja, na sua futura independência financeira, no sentimento de realização de quando você for aprovado. Lembre-se sempre de que você é capaz e tenha fé na sua preparação! Tudo isso te colocará de volta nos trilhos e te deixará mais confiante para prosseguir com os estudos.

E você, tem mais alguma dica para quem está se preparando para concursos? Conte para a gente nos comentários!