5 dicas para controlar suas finanças pessoais neste começo de ano

5 dicas para controlar suas finanças pessoais neste começo de ano

O começo do ano é sempre um momento bastante complicado para as nossas finanças. Algumas contas como IPTU, IPVA e material escolar demandam um desembolso de dinheiro grande.

Por isso fica complicado manter as contas em dia. Pensando em ajudar a manter seu equilíbrio financeiro, este artigo aborda 5 dicas para controlar suas finanças pessoais no primeiro trimestre e melhorar o ano inteiro.

1. Entenda os gastos e reduza ou cancele os desnecessários

A primeira dica é exatamente por onde se deve começar: a organização das contas. Você pode escrever todos os gastos que tem durante os três primeiros meses do ano. Para isso, utilize um aplicativo de controle financeiro.

Depois, coloque essas despesas por ordem de prioridade, evitando gastar com os itens que ficaram mais ao final da lista. Por exemplo, se você tem que pagar o plano de saúde e fazer uma viagem de férias, é mais importante agora pagar o plano de saúde e deixar as férias para depois.

2. Controlar as parcelas de IPTU e IPVA

Os impostos do começo do ano levam grande parte da renda. Mas o IPTU e o IPVA, por exemplo, podem ser parcelados diretamente com a administração fiscal da prefeitura e do governo estadual, respectivamente.

É claro que há descontos para pagamento à vista, contudo essa opção não é viável para quem está com a “corda no pescoço”. Desse modo, vale mais a pena parcelar os tributos e pagar dentro de um planejamento financeiro do que pagar à vista e depois precisar recorrer a empréstimos para quitar outras despesas importantes.

3. Evitar empréstimo bancário para pagar os gastos escolares

Outro item que preocupa muito as pessoas no início de ano são os gastos escolares, seja com material de estudo ou com matrícula e mensalidades, além de uniformes.

Na intenção de conseguir dinheiro para todas essas coisas, muita gente busca crédito nos bancos. No entanto, isso pode ser ruim, pois te deixa grande parte do ano preso ao pagamento do empréstimo e a juros exorbitantes.

Primeiro, tente outras opções, até empréstimo com familiares sob os juros da poupança, por exemplo. Por fim, se você estiver sem recursos, pode procurar os bancos, mas procure alternativas com juros melhores, como o empréstimo consignado, por exemplo.

4. Pesquise preços e negocie descontos em compras à vista

Algumas papelarias elevam muito seus preços no início de ano, quando a procura é grande por materiais escolares. Diante disso, coloque em prática o hábito de pesquisar preços em várias lojas. Além disso, você ainda pode comprar alguns itens em uma loja e outros na concorrente. Faça uma tabela para preencher os preços dos itens em cada loja visitada.

Outra dica relacionada a essa é pedir descontos para pagamento à vista. Mas isso só vale quando você tem dinheiro disponível, porque o desconto nas lojas geralmente é menor do que a taxa de juros cobrada para empréstimos.

5. Organizar as finanças pessoais para o restante do ano

Por fim, não adianta nada conseguir equilibrar as contas no começo do ano e não conduzir bem as finanças no decorrer dos outros meses. Fazer uma boa gestão financeira e agir com planejamento vai permitir realizar desejos de curto e longo prazo e também evitar enfrentar situações financeiras ruins no começo do próximo ano.

Você pode começar a controlar melhor as suas finanças pessoais com a ajudar de sites e aplicativos online que facilitam muito o trabalho no registro de receitas e despesas. Essas ferramentas possuem relatórios e gráficos automáticos, facilitando o entendimento do usuário. Dessa forma, você poderá saber quanto vai sobrar ou faltar no final de cada mês, podendo antecipar ações para contornar prejuízos.

Então, para melhorar a sua relação com o dinheiro no começo e ao longo do ano, veja 5 sites para controle das finanças pessoais!