5 coisas que a faculdade não te ensina sobre mercado de trabalho

5 coisas que a faculdade não te ensina sobre mercado de trabalho

Você é recém-formado e está em busca de emprego? Você provavelmente está experimentando na prática coisas importantes que devíamos saber, mas a faculdade não ensina. Saiba que, infelizmente, ter um diploma pendurado na parede nem sempre é uma garantia de sucesso no mercado de trabalho.

Veja essas cinco habilidades que são coisas que a faculdade não ensina sobre o mercado de trabalho!

Os trabalhos em equipe

Na hora de executar os trabalhos em grupo, seminários e afins, pensamos que estamos nos preparando para a vida real. Não se engane, os trabalhos em grupo não se comparam aos conceitos de trabalho em equipe empregados nas empresas. Quando estamos estudando, temos a possibilidade de escolher os nossos amigos e colegas que tenham o mínimo de semelhança com a nossa personalidade. Na vida real isso não é bem assim.

Tratar os problemas de forma interdisciplinar

Por conta do nosso ensino tradicional e fragmentado, desde crianças temos o costume de estudar assuntos separadamente. Isso permanece na faculdade, quando passamos por cada disciplina de forma individual, como não o todo não funcionasse junto. Esse todo é visto na prática, pois no dia a dia das corporações os assuntos se misturam, os problemas necessitam de vários conhecimentos para a sua resolução.

A arte da oratória

Ainda na sala de aula, os trabalhos que necessitam de apresentação normalmente são deixados para aqueles que possuem melhor desenvoltura na oratória. Os outros, apenas quando são obrigados a falar na frente da classe e mesmo assim, às vezes passam o curso todo sem aperfeiçoar essa habilidade. Em uma empresa, falar em público pode ser uma necessidade e você não terá escapatória, não pode passar a sua tarefa para outro.

A escolha do caminho a seguir

Ficamos muito ansiosos e estressados no momento que escolhemos qual faculdade cursar, qual o curso que devemos fazer. Ficamos preocupados em relação à remuneração que gere no futuro e também o grau de compatibilidade que temos com o campo escolhido. O que não nos informam é sobre as possibilidades que existem dentro de cada área. Ainda há a dificuldade de contato com as empresas do ramo para construir uma carreira, pois as faculdades raramente mantêm esse vínculo.

O comportamento em uma reunião

As empresas hoje têm mudado alguns conceitos e inserido cada vez mais cedo os seus colaboradores em reuniões de negócios. Infelizmente, pelo conjunto de habilidades necessárias não ser ensinado nas faculdades, alguns desses jovens recém-formados não sabem como se portar em tais locais. A dificuldade de lidar com as pessoas, de falar em público, de negociação e leitura do ambiente dificultam o destaque desses funcionários nessa hora.

Viu como a faculdade não ensina muito sobre o mercado de trabalho na prática? Apesar de todo o conhecimento relevante que os cursos proporcionam, não estamos negando isso, há uma série de coisas que precisamos aprender antes de mergulhar nesse universo. A vida real pode exigir habilidades que nem sempre os estudos conseguem dar conta.

Gostou? Leia outros artigos em nosso blog sobre este e outros assuntos!