4 itens de valor que mais desvalorizam com o tempo

4 itens de valor que mais desvalorizam com o tempo

Quem não gosta de ter o smartphone da moda ou um carro zero quilômetro? São aquisições que, de fato, fazem você se destacar entre os demais. Entretanto, você já deve saber que existem itens que desvalorizam tão rápido que, a partir do momento que você sai da loja, ele já está valendo bem menos.

Portanto, se você é daqueles que fazem uma compra pensando em “passar adiante”, é melhor ficar ligado nessas armadilhas.

Nós separamos para você os quatro itens que desvalorizam com mais rapidez no mercado. Quer descobrir quais são? Confira na lista abaixo:

Automóveis

Aquele cheirinho de carro novo começa a passar no momento em que você sai da concessionária. Não é lenda urbana: o automóvel zero quilômetro realmente perde valor numa rapidez fulminante.

Por isso, se você é daqueles que sempre está trocando de carro, uma dica importante é fazer esse tipo de compra apenas com os modelos mais populares, onde a procura será sempre grande e, consequentemente, o seu prejuízo será menor.

É importante destacar que, além da desvalorização “automática” (calcula-se em 10%), outros fatores também contribuem para a depreciação de veículos, como a falta de manutenção, alta quilometragem e mau estado de conservação. Dependendo da sua intenção, talvez seja mais vantajoso adquirir um veículo seminovo.

Smartphones

A transformação digital acontece a todo instante, e um dos mercados mais aquecidos é o de smartphones. Isto significa que, por mais que você adquira o aparelho do momento, ele não será o mais moderno por muito tempo. Na prática, isso pode ser entendido como desvalorização.

Pesquisas feitas neste sentido nos últimos anos indicam que os aparelhos com menor nível de desvalorização são os modelos de iPhone, Samsung e LG, entretanto, caminham na contramão e desvalorizam rapidamente. Portanto, assim como em relação aos automóveis, fique bastante atento ao valor de revenda para fazer uma compra segura.

Notebooks e computadores

Como supracitado, a tecnologia está em constante mudança, o que também afeta o mercado de notebooks e computadores. A título de comparação, se lembra dos DVDs? Se antes eles valiam uma nota, hoje nem existem mais.

Este é um mercado onde você definitivamente não deve se atentar para comprar o modelo da moda, mesmo porque ele já sairá desvalorizado da loja. Uma compra mais inteligente é adquirir um computador e notebook de uma marca confiável e modelo nem tão antigo para não ter problemas com peças que já deixaram de ser fabricadas.

Imóveis

A depreciação de imóveis é uma questão bem mais complexa do que os itens anteriores, mas sim, é possível dizer que eles desvalorizam rapidamente. A bem da verdade, há muitos fatores que contribuem para tal.

Desde fatores internos, como a falta de conservação e uma decoração ultrapassada, até os fatores externos, como o aumento da criminalidade e a falta de infraestrutura. Toda essa complexidade faz com que o mercado imobiliário mude a todo o momento e exija perspicácia na hora de investir.

Gostou das dicas? Agora que tal, sem trocadilhos, valorizar o nosso trabalho? Clique aqui e acesse mais artigos no nosso blog!