4 dicas para investir em ações

4 dicas para investir em ações

Quase todo mundo já ouviu alguma história de alguém que ganhou muito dinheiro com ações ou perdeu tudo da noite para o dia. E é isso que faz a bolsa de valores ser tão atraente. Mas o que é que separa os casos de sucesso daqueles que não conseguiram superar as tendências do mercado? Existe alguma fórmula para investir em ações?

A má notícia é que nãoexiste formula. Mas a boa é que existem, sim, alguns métodos de comprovado sucesso, que fizeram uma série de investidores terem sólidos ganhos com ações. Confira 4 dicas para investir em ações:

Tenha foco e dedicação

Ser focado e dedicado são os pré-requisitos para aqueles que querem ganhar dinheiro na bolsa de valores. O mercado de ações não tem nada a ver com sorte, os que realmente ganham dinheiro são aqueles que estudam os papéis, os gráficos e as tendências do mercado.

Não comece a investir simplesmente porque um amigo indicou determinado papel. Entenda como funciona o mercado, como acontecem suas oscilações naturais e qual é a melhor estratégia para cada momento. E saiba que, para ser bem-sucedido no longo prazo, é necessário ter dedicação constante.

Não se afete pelos altos e baixos do mercado

Uma coisa é certa sobre a bolsa de valores: o valor das ações sobe e desce. E esta instabilidade é o principal motivo que leva os investidores de sucesso a ganharem dinheiro, mas que também leva muita gente a se retirar do mercado. O importante é entender as oscilações e fazer com que elas sejam suas aliadas, não inimigas.

Os períodos de baixa são os que separam os investidores de sucesso dos aventureiros do mercado. É quando os principais players investem mais pesado, pois poderão lucrar com a alta futura.

Além disso, não se torne emocional. Perdas eventuais acontecerão e elas não significam um fracasso, mas fazem parte da vida de qualquer investimento de longo prazo. Da mesma maneira, não se empolgue com seus eventuais ganhos e seja sempre estratégico em seus investimentos.

Não confie no seu “feeling”, seja fiel ao método

Esta dica é simples e direta: não “ache” nada! Sempre analise os gráficos e fundamentos da empresa para obter as respostas sobre a tendência de determinado papel. A maior parte dos erros daqueles que investem em ações está em “sentir” alguma tendência do mercado e, como vimos acima, os investidores de maior sucesso são aqueles que não deixam as emoções interferirem em suas operações.

Existem métodos de análise mais focados na análise técnica ou gráfica dos ativos e outras que dão maior peso aos fundamentos das empresas. Estude com dedicação e escolha qual se adequa mais ao seu perfil e mantenha-se fiel. Obviamente, suas estratégias e métodos poderão sofrer ajustes ao longo do tempo, mas é importante que as decisões não sejam emocionais, mas sempre racionais.

Saiba que o sucesso não vem da noite para o dia

Esqueça aquelas histórias de pessoas que enriqueceram da noite para o dia com ações. Claro que elas existem, mas o que existe muito mais são investidores que perderam muito dinheiro por tentarem alcançar um sucesso estrondoso rapidamente.

É possível obter grande sucesso na bolsa de valores, mas a maioria dos casos de sucesso é daqueles que investiram tempo e dedicação na construção de um método sólido de longo prazo. Não importa o método: de Warren Buffet a George Soros, aqueles que ficaram ricos com ações focaram no longo prazo!

Ganhar dinheiro na bolsa de valores não é um bicho de sete cabeças, mas é preciso ter cuidado. Não existe milagre, o sucesso depende de foco, dedicação e da construção de um método sólido de ganhos no longo prazo. Se você estudar e operar de maneira racional, sem deixar as emoções interferirem nas decisões, os ganhos acontecerão naturalmente.

Quer compartilhar alguma dica para investir em ações? Deixe seu comentário!